DAIN encerra semestre com São João da Inclusão na ADUERN

A Diretoria de Apoio à Inclusão (DAIN), da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, encontrou uma maneira criativa para fazer o encerramento de suas atividades no primeiro semestre de 2014, com a promoção do São João Fora de Época, destinada aos discentes com necessidades educacionais especiais atendidos pela DAIN, técnicos especializados da DAIN, discentes de vários cursos da UERN.

A confraternização promovida na sede da Associação dos Docentes da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (ADUERN), na sexta-feira, (15), contou com a realização de Quadrilha improvisada, com casamento matuto, concurso rainha do milho, aniversariantes do mês, lanche típico, com animação de músicas da época junina com o Músico Marcelo Mota. Segundo a Diretora de Apoio à Inclusão, Professora Ana Lúcia Oliveira Aguiar, as atividades foram iniciadas a partir das das 18h se estendendo até às 21h30.

A professora Ana Lúcia Aguiar explica que o objetivo dessa confraternização entre os discentes com necessidade educacionais especiais e seus colegas de diferentes cursos foi o de contribuir com a interação entre os alunos com deficiência e seus colegas dos diferentes cursos da UERN, com vistas à quebra de barreiras e abertura para a acessibilidade nas diferentes dimensões do que é viver em sociedade.

E que essas atividades culturais foram promovidas também para melhor garantir o direito de acessibilidade e cidadania. As atividades da sexta-feira, ainda de acordo com Ana Lúcia, contaram ainda com animação de um divertido arraial com uma empolgada quadrilha junina de discentes com deficiência. Na oportunidade, os discentes atendidos pela DAIN se vestiram de matutas e de matutos, enfeitando ainda mais a festa e ao som de música junina. “E contaram com uma farta mesa com comidas típicas”, disse a diretora do DAIN.

Ana Lúcia disse ainda, que é por meio desses momentos de interação, de promover atividades coletivas e de descontração, é que conseguimos aquecer nossa luta e jornada diária, o trabalhar os direitos e deveres das pessoas com deficiência auditiva, visual, intelectual, cognitiva, física. E principalmente, “trazendo seus colegas para a construção e a superação das dificuldades, percebendo as possibilidades de cada um compartilhando na superação dos desafios e limites com o outro” concluiu a professora Ana Lúcia.