...

EN

ES

Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

DAIN em parceria com a PMM promoverá curso de LIBRAS voltado para agentes de trânsito

Titular da Diretoria de Políticas e Ações Inclusivas da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte ((DAIN/UERN), a Prof. Drª. Ana Lúcia Aguiar se reuniu com a pedagoga da Secretaria Municipal de Segurança Pública, Defesa Civil, Mobilidade Urbana e Trânsito, Maribel Oliveira, para definir a realização de um curso de Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) para agentes de trânsito e técnicos da secretaria. O encontro ocorreu na manhã desta quarta-feira, 14, na sede da DAIN.

De acordo com Ana Lúcia Aguiar, a aula inaugural do curso está prevista para o dia 29 de agosto, às 13h, no auditório da Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais (FAFIC). O momento integrará as ações da Semana de Trânsito, desenvolvida pela Prefeitura de Mossoró, e contará com a presença de autoridades do município, membros da comunidade acadêmica e servidores da Secretaria de Trânsito.

O curso será composto com 15 módulos e com aulas realizadas no Campus Central, ministradas por intérpretes da UERN. Mais de 40 profissionais, entre agentes de trânsito e técnicos do município, participarão da capacitação.

Para Maribel Oliveira, o curso é de suma importância para otimizar as ações de inclusão e acessibilidade no trânsito mossoroense. “A comunicação no trânsito é essencial para a sua fluidez. O surdo está no trânsito. Então, o agente precisa estar capacitado para poder se comunicar com todos, o técnico que faz o atendimento também. Assim, o curso é fundamental para promover a inclusão”, diz a pedagoga.

Ana Lúcia lembra que o curso surgiu como proposta de uma reunião da Frente Parlamentar de Trânsito e Mobilidade Urbana, na qual a UERN está representada pela DAIN. “A capacitação é desenvolvida em parceria com a UERN e a Prefeitura, no intuito de promover a inclusão no trânsito, quebrando as barreiras comunicacionais”, frisa, lembrando que as ações visando a inclusão e acessibilidade no trânsito serão desenvolvidas de forma sistemática.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support