...

EN

ES

Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

DAIN e POSEDUC realizarão Jornada Pedagógica de Educação Inclusiva no Chile

Professores e mestrandos da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) embarcarão no próximo domingo para Santigo, Chile, para a “I Jornada Pedagógica Internacional Chilena de Educação Inclusiva: práticas educativas, cultura, diversidade e inclusão”. O evento internacional será coordenado pela Profª. Drª. Ana Lúcia Aguiar, da Diretoria de Políticas e Ações Inclusivas (DAIN).

A programação ocorrerá de 4 a 6 de julho, na Universidade de Chile. Para a professora Ana Lúcia Aguiar, a Jornada possibilita compartilhar a experiência de ações inclusivas na UERN para outros países. “A ação faz parte do projeto que visa fortalecer a política de internacionalização e a inserção internacional das políticas de inclusão para as pessoas com deficiência”, revela. Ela ressalta que a UERN está fazendo um trabalho de divulgação de suas ações de inclusão em toda a América Latina.

“As ações de políticas inclusivas brasileiras são bem recebidas em outros países e a UERN tem trabalhado em constante diálogo com a lei nacional. Estamos levando nossa experiência para outros países. Participamos de vários eventos, estamos prestando assessoria técnica para a Universidade do Peru para implantar uma pós-graduação em inclusão e vamos levar essa Jornada Pedagógica para o Chile. Estamos fazendo esse trabalho que, além de contribuir para as políticas de inclusão de vários países, possibilita uma grande visibilidade ao trabalho que vem sendo desenvolvido na UERN”, destaca a titular da DAIN.

De acordo com Ana Lúcia Aguiar, a comitiva da UERN que viajará ao Chile é formada por sete pessoas entre mestrandos do Programa de Pós-Graduação em Educação (POSEDUC) e profissionais da DAIN. O mestrando Charles Lamartine avalia que o constante diálogo da UERN com instituições de outros países é de suma importância, tanto para a formação acadêmica quanto para o fortalecimento das ações de inclusão.

“A internacionalização do ensino é uma necessidade. Através desse contato podemos compartilhar experiências, obter novos conhecimentos, ensinar e aprender. Vou como aluno do mestrado e também como gestor de uma escola de ensino particular que, assim como nas instituições públicas, vive essa necessidade de adotar uma educação inclusiva”, destaca o mestrando.

Durante a programação da “I Jornada Pedagógica Internacional Chilena de Educação Inclusiva: práticas educativas, cultura, diversidade e inclusão” serão debatidos temas sobre a legislação brasileira, formação para a educação especializada, políticas e ações de inclusão, entre outras questões.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support