...

EN

ES

Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

DAIN e POSEDUC participam da I Jornada Pedagógica Colombiana de Educação Inclusiva

Representantes da Diretoria de Políticas e Ações Inclusivas (DAIN) e do Programa de Pós-Graduação em Educação (POSEDUC) participaram, no último mês, da I Jornada Pedagógica Colombiana de Educação Inclusiva: Práticas Educativas, Cultura, Diversidade e Inclusão, que teve como parceira a Universidade de Medellín (Colômbia).

Além de promover a internacionalização das políticas de inclusão para
a comunidade acadêmica, também teve como objetivo a elaboração de um convênio de cooperação entre as duas instituições, o qual possibilitará o intercâmbio de ações e programas entre professores, técnicos e estudantes da Universidade de Medellín e a UERN.

Diretora de Políticas e Ações Inclusivas da UERN, a professora Ana Lúcia Aguiar, que participou da jornada, destacou a receptividade da Universidade de Medellín e ressaltou a importância da iniciativa para a elaboração de ações conjuntas entre as duas universidades.

Durante os 12 dias de atividades em Medellín, a equipe da UERN participou de ações que envolveram, entre outras iniciativas, visitas ao campus da universidade colombiana e a escolas que trabalham com alunos com deficiência e discussões junto a grupos de pesquisa, encontro com a Secretária de Educação do Município de Santa Rosa de Osos.

Também foi realizado um trabalho etnográfico com a população de diversas comunidades colombianas, envolvendo tanto nativos quanto estrangeiros.

Participaram também da jornada o professor José Evangelista de Lima, da Faculdade de Educação (FE), e a professora Lucivanda Braga Lima, diretora do Centro de Capacitação de Educadores e Atendimento ao Surdo (CAS) – instituição parceira da UERN.

Convênio

Na tarde desta terça-feira (11), a proposta de convênio de cooperação entre as duas universidades, elaborada em Medellín, foi apresentada ao reitor da UERN, Pedro Fernandes, em reunião da qual participaram a professora Ana Lúcia Aguiar e o diretor de Relações Internacionais e Interinstitucionais da UERN, professor Pedro Adrião.

Também participaram da reunião o chefe de Gabinete da UERN, Zezineto Mendes, o subchefe de Gabinete, Esdras Marchezan, e o diretor de pesquisa da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da UERN, Álvaro Lima.

Conforme Pedro Adrião, a expectativa é que o convênio de cooperação seja assinado ainda neste semestre, dando início à formulação de novas ações conjuntas entre as duas universidades.

 

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support