DAIN e POSEDUC participam da I Jornada Pedagógica Colombiana de Educação Inclusiva

Representantes da Diretoria de Políticas e Ações Inclusivas (DAIN) e do Programa de Pós-Graduação em Educação (POSEDUC) participaram, no último mês, da I Jornada Pedagógica Colombiana de Educação Inclusiva: Práticas Educativas, Cultura, Diversidade e Inclusão, que teve como parceira a Universidade de Medellín (Colômbia).

Além de promover a internacionalização das políticas de inclusão para
a comunidade acadêmica, também teve como objetivo a elaboração de um convênio de cooperação entre as duas instituições, o qual possibilitará o intercâmbio de ações e programas entre professores, técnicos e estudantes da Universidade de Medellín e a UERN.

Diretora de Políticas e Ações Inclusivas da UERN, a professora Ana Lúcia Aguiar, que participou da jornada, destacou a receptividade da Universidade de Medellín e ressaltou a importância da iniciativa para a elaboração de ações conjuntas entre as duas universidades.

Durante os 12 dias de atividades em Medellín, a equipe da UERN participou de ações que envolveram, entre outras iniciativas, visitas ao campus da universidade colombiana e a escolas que trabalham com alunos com deficiência e discussões junto a grupos de pesquisa, encontro com a Secretária de Educação do Município de Santa Rosa de Osos.

Também foi realizado um trabalho etnográfico com a população de diversas comunidades colombianas, envolvendo tanto nativos quanto estrangeiros.

Participaram também da jornada o professor José Evangelista de Lima, da Faculdade de Educação (FE), e a professora Lucivanda Braga Lima, diretora do Centro de Capacitação de Educadores e Atendimento ao Surdo (CAS) – instituição parceira da UERN.

Convênio

Na tarde desta terça-feira (11), a proposta de convênio de cooperação entre as duas universidades, elaborada em Medellín, foi apresentada ao reitor da UERN, Pedro Fernandes, em reunião da qual participaram a professora Ana Lúcia Aguiar e o diretor de Relações Internacionais e Interinstitucionais da UERN, professor Pedro Adrião.

Também participaram da reunião o chefe de Gabinete da UERN, Zezineto Mendes, o subchefe de Gabinete, Esdras Marchezan, e o diretor de pesquisa da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da UERN, Álvaro Lima.

Conforme Pedro Adrião, a expectativa é que o convênio de cooperação seja assinado ainda neste semestre, dando início à formulação de novas ações conjuntas entre as duas universidades.