...

EN

ES

Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

DAIN e FAPERN discutem parcerias para viabilizar pesquisas em inclusão

O presidente da Fundação de Apoio à Pesquisa do Rio Grande do Norte (FAPERN), Prof. Dr. Gilton Sampaio, participou de reunião nesta quinta-feira (28) na Diretoria de Política e Ações Inclusivas da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (DAIN/UERN), para discutir parcerias no sentido de viabilizar pesquisas na área de inclusão.

Segundo o presidente, a escolha da pauta com a DAIN deve-se sobretudo à pertinência dessa pauta para a Universidade e para o Estado do Rio Grande do Norte, que tem pouco trabalho de pesquisa aplicada nessa área. “O objetivo é pensar não só políticas no sentido de projetos, mas de discutir onde e como buscar esses recursos junto aos órgãos de fomento, e como a Fundação pode ajudar a DAIN nesse processo”, afirmou Gilton Sampaio, que explicou ainda que a Fundação está tentando incluir em seu planejamento temáticas importantes que possam pautar o Estado, entre elas, a inclusão, em todas as suas perspectivas.

José Bezerra tem deficiência múltipla e é assistido pela DAIN

Uma das primeiras ações desta parceria é buscar viabilizar a publicação do livro do aluno do curso de Administração do Campus Central, José Bezerra Neto, mais conhecido como Barbosa. O aluno possui deficiência múltipla e recebe acompanhamento da DAIN desde sua matrícula na UERN. Ele pretende escrever sobre sua trajetória e desafios que teve que enfrentar desde a educação básica até o ensino superior. “Sou de uma família humilde e com deficiência, tudo sempre foi muito difícil, mas eu nunca desisti. Hoje eu estou matriculado em disciplinas do 7º e 8º períodos do curso de Administração e sem a DAIN eu não teria conseguido porque são muitas barreiras. Quero que outras pessoas conheçam minha história, e possam se inspirar para superar qualquer barreira”, afirmou.

Segundo a professora Ana Lúcia Aguiar, titular da DAIN, que orienta Barbosa, o livro trará narrativas autobiográficas do processo de ensino desde a educação básica até o ensino superior. “José Bezerra é um exemplo de experiência exitosa com o apoio da UERN. Como ele, existem muitos outros. Sua história já foi objeto de pesquisa dos nossos orientandos e esse livro abrirá um mundo de possibilidades. Temos certeza de que, esse olhar diferenciado da FAPERN para a inclusão irá possibilitar o fortalecimento da discussão e da quebra de barreiras “, concluiu a professora.

O professor Gilton Sampaio parabenizou o esforço do aluno. “Barbosa tem uma capacidade extraordinária de reagir às dificuldades, às deficiências, às diferenças de cabeça erguida, É um exemplo de que ter deficiência, ter diferença, ser excluído de algumas questões, não o impede de lutar. Que este livro traga sonhos, esperança, perspectivas para pessoas que querem lutar por seus direitos, pela cidadania”, finalizou Gilton Sampaio.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support