DAIN DIVULGA TRABALHOS SELECIONADOS PARA APRESENTAÇÃO NO MÉXICO

A educação inclusiva é um paradigma educacional fundamentado na concepção de direitos humanos, que conjuga igualdade e diferença como valores indissociáveis, e que avança em relação à idéia de equidade formal, ao contextualizar as circunstâncias históricas da produção da exclusão dentro e fora do ambiente educacional.

Com esta perspectiva, o Departamento de Apoio à Inclusão – DAIN fomenta a discussão sobre este paradigma, que é a educação inclusiva, na UERN, e comunica que a seleção de trabalhos de autoria de membros da equipe do DAIN para apresentação no VIII Congresso Internacional de História Oral, intitulado “La História Oral y La multidisciplinaridad: retos e perspectivas”, irá realizar-se na Universidade de Colima, México, de 9 a 11 de setembro de 2009.

Os trabalhos aprovados foram os seguintes:
Migração e Memória de sobreviventes órfãos do movimento de Pau de Colher, de autoria da professora Ana Lúcia Aguiar Lopes Leandro do Departamento de Educação (DE) da Faculdade de Educação (FE) da UERN e membro do Departamento de Apoio à Inclusão, e do professor Márcio de Matos Caniello, da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG).

Pé na estrada, idas e vindas, paradas, pousos, encontros e desencontros: vivências e turbulências com a metodologia da história oral, de autoria da professora Ana Lúcia Aguiar Lopes Leandro e do professor Márcio de Matos Caniello.

História Oral e Gênero: memória da dimensão formativa de uma experiência de vida, de autoria das professoras Ana Lúcia Aguiar Lopes Leandro e membro do Departamento de Apoio à Inclusão, e Meyre Ester Barbosa de Oliveira, do Departamento de Educação (DE) da Faculdade de Educação (FE) da UERN.

Vozes do campo, oralidade e memória: uma via de aprendizagem e de inclusão, de autoria das professoras Ana Lúcia Aguiar Lopes Leandro e Maria Vera Lúcia Fernandes Lopes, do Departamento de Educação (DE) da Faculdade de Educação (FE) da UERN, e Michaell Magnos Chaves de Oliveira, todos da equipe do Departamento de Apoio à Inclusão.