DAIN apresenta política de inclusão para representantes da Faculdade Católica do RN

A Diretoria de Políticas e Ações Inclusivas da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte ((DAIN/UERN) recebeu a visita de representantes do Núcleo de Apoio à Acessibilidade da Faculdade Católica do Rio Grande do Norte que buscam conhecer a política de inclusão desenvolvida pela Universidade. O encontro ocorreu na última sexta-feira, 2, na sede da DAIN.

Participaram da visita os membros do Núcleo de Acessibilidade da Faculdade Católica, Diego Menezes Augusto, Pe. Francisco Crisanto Borges de Araújo e Ellen Cristina Barbosa Nascimento. De acordo com Diego Menezes Augusto, responsável pelo Núcleo, o encontro teve como objetivo conhecer de perto as políticas e as ações inclusivas realizadas pela DAIN. “A ideia é que possamos nos inspirar nas experiências exitosas da instituição e, por conseguinte, fortalecer o nosso Núcleo de Apoio à Acessibilidade da Faculdade Católica do RN”, comenta.

Na ocasião, a titular da DAIN, Profª. Dra. Ana Lúcia Aguiar, apresentou o trabalho desenvolvido na UERN voltado para a promoção da efetivação dos direitos dos estudantes, técnicos-administrativos e docentes com deficiência.

“As ações visam a construção de uma política de gestão da educação em diferentes áreas do conhecimento para a inclusão, o trabalho centrado na quebra de barreiras atitudinais, procedimentais e conceituais realizado através da formação continuada para docentes, estudantes e técnicos-administrativos e o trabalho das divisões especializadas que compõem a diretoria”.

Para Diego Menezes, a visita foi bastante positiva. “Foi mais um passo dado em prol de um ensino superior inclusivo, com o compromisso de contribuir dia a dia para uma sociedade justa e igualitária”. O Pe. Francisco Crisanto Borges de Araújo destacou que a Faculdade Católica tem a Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, sobretudo através da DAIN, como uma grande parceira na implementação de políticas de inclusão. “O caminho é dinâmico, cheio de surpresas, de dificuldades, de demandas novas que exigirão respostas novas, mas sempre com a certeza de que o bom da viagem é a viagem”, frisa.