Da extensão para graduação: Alunos de Teatro da EdUCA são aprovados para curso de ensino superior da UFRN

Quatro alunos do curso de Teatro da Escola de Extensão da UERN, no Campus de Natal, descobriram, nos palcos abertos pela EdUCA, a vocação e o desejo de seguirem carreira profissional na arte através do ensino superior, prestaram ENEM e conquistaram vagas no curso de graduação em Teatro da UFRN.

David Fonseca e Lucas Mateus Silva de Santana, ambos aos 20 anos; Milena Joyce Maciel Barbosa, aos 23 anos, e Rosivane Gomes, aos 53 anos, são  integrantes do grupo de teatro Baobá, da EdUCA, e agora calouros da Universidade Federal do RN.

E como essa história começou? David responde que resolveu fazer o curso de extensão da EdUCA, inicialmente, para perder a timidez. “Eu tinha curiosidade, mas não encontrava cursos ou oficinas com preços acessíveis”, lembra o rapaz.

Para Milena, além de acessível financeiramente, o curso da EdUCA era próximo de  casa. “Sempre quis fazer aulas de teatro, mas não sabia como e nem onde encontrar um curso de qualidade, até que soube da Educa”, conta. Já Lucas foi incentivado por uma colega que já era aluna.

“O curso de Teatro da Educa abriu as portas para a comunidade que não tinha acesso à cultura, muitos que sequer haviam colocado os pés em um teatro antes”, afirma Rosivane. “O teatro sempre foi uma paixão. Quando criança já gostava de criar histórias e personagens, fazia papel de diretora e atriz”, lembra.

Os quatro são unânimes em afirmar que o curso de Teatro da EdUCA os influenciou na escolha da graduação e os incentivou a prestar o ENEM 2019.

“Cursar teatro na EdUCA foi um grande incentivo para a escolha do curso de ensino superior. As aulas práticas, os jogos teatrais, a criação de cena, os ensaios, as experiências vividas, além dos profissionais da Escola, são alguns dos motivos que me levaram a tal escolha”, aponta Milena.

“Já no meu primeiro dia de aula na EdUCA, senti explodir o desejo e a crença no ser artístico que existe em mim e decidi seguir essa carreira mágica, encantadora e corajosa”, lembra Lucas.

“Ao longo do curso na EdUCA e após participar dos espetáculos desenvolvidos, percebi o quanto o teatro é uma área ampla e mesmo amando estar em cena, há outras possibilidades profissionais igualmente gratificantes”, avalia David.

“Durante as atividades no curso, o professor Denílson David e alguns colegas compartilham conosco suas experiências no teatro, as dificuldades que encontraram no caminho e, sobretudo, a riqueza que a arte proporciona como conhecimento, autoestima, diversidade, realização de sonhos, mesmo sempre com os pés no chão, nos mostrando o quanto é possível realizar nossos sonhos e a possibilidade de fazermos a graduação”, conclui Rosivane.

Sobre as expectativas para o futuro e a graduação, David revela que espera aprimorar tudo o que aprendeu na EdUCA e exercer a profissão de artista e até de professor de teatro. Milena confessa que está ansiosa para dar início ao curso e se diz convencida de que esse conhecimento garantirá a ela espaços no mercado de trabalho. Para Lucas, o curso superior em Teatro será uma transformação e ele pretende mostrar que viver da arte é prova de luta e resistência em um país que pouco valoriza os artistas. Já Rosivane destaca a importância do conhecimento teórico. “Aprendi na EdUCA que precisamos da teoria para chegarmos à prática”, pontua.

A escolha e aprovação do quarteto de atores criado na EdUCA foram comemoradas pela equipe da Escola. Para a professora Irene van den Berg, coordenadora administrativa da EdUCA, essa aprovação demonstra o quão importante é a extensão universitária, ao mesmo tempo que evidencia o compromisso e a excelência do trabalho desenvolvido pela UERN.

*Matéria com colaboração da Profª. Dra. Márcia Pinto – Projeto EdUCA Comunica