Cursos iniciam trabalho de preparação dos alunos para o ENADE 2019

As provas do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE 2019) serão aplicadas no dia 24 de novembro de 2019, em todo o País. Na Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) serão avaliados os estudantes dos cursos de Educação Física, Enfermagem, Medicina e Odontologia. Devem participar os estudantes que tenham integralizado 80% da carga horária mínima do currículo e que tenham previsão de integralização de 100% da carga horária até julho de 2020.

A Assessoria de Avaliação Institucional (AAI/UERN), junto com o Pesquisador Institucional e a Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (PROEG/UERN), reuniu no final de abril os coordenadores dos cursos e professores envolvidos para articular o trabalho de acompanhamento e preparação dos estudantes da UERN. O objetivo é conscientizar os alunos sobre a importância do ENADE.

Os cursos que passarão por avaliação já iniciaram os trabalhos com os estudantes. A Faculdade de Enfermagem (FAEN/UERN) aplicou nesta sexta-feira (24) para os concluintes, uma prova seguindo a metodologia do ENADE. O objetivo foi avaliar o nível da turma.

“Cada curso desenvolverá um Plano de Trabalho. A UERN vem mobilizando os cursos e eles estão se articulando para preparar os alunos”, afirmou Mayra Ribeiro, avaliadora institucional da UERN.

O curso de Odontologia do Campus de Caicó também iniciou a preparação dos estudantes nas disciplinas de Clínicas Integradas. As provas foram elaboradas seguindo o modelo do ENADE (tamanho da prova e modelos de questões).

O que é o ENADE? O ENADE é um instrumento de avaliação de rendimento dos concluintes dos cursos de graduação em relação aos conteúdos programáticos, habilidades e competências desenvolvidas em sua formação. O ENADE é um componente curricular obrigatório dos cursos superiores, o estudante que não fizer o exame ou não for dispensado, não poderá colar grau e nem receber o diploma.