...

EN

ES

Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Cursos da Saúde discutem condições para retorno de atividades de estágios

Representantes dos cursos da área da saúde da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) reuniram-se nesta segunda-feira (20) com a vice-reitora Fátima Raquel Morais e os pró-reitores de Ensino de Graduação, de Gestão de Pessoas, de Administração e de Assuntos Estudantis para discutir as condições para o retorno das atividades acadêmicas e de estágios em suas unidades.

A Universidade está trabalhando a proposta de iniciar o semestre regular 2020.1 através de ensino remoto, a partir do mês de agosto. A expectativa é de que as propostas de calendário sejam pautadas no Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Consepe) da UERN na próxima semana. Para isso, a Comissão Especial de Consulta, composta para orientar a Instituição na retomada das atividades acadêmicas, está elaborando um documento com as normas e condutas necessárias para essa garantir a segurança da comunidade acadêmica na retomada das atividades, seja o retorno remoto ou híbrido, entre remoto e presencial.

Diante deste cenário, os representantes dos cursos apresentaram as dificuldades e preocupações em relação ao retorno das atividades de estágio, que são desenvolvidos nas unidades de saúde, com grande risco de contaminação pelo Covid-19. A aquisição dos Equipamentos de Proteção Individual, os EPIs, foram apontados como um dos  principais entraves para o retorno. Durante a reunião, o pró-reitor adjunto de administração, Jandeson Dantas, explicou a mobilização que tem sido feita desde o início da pandemia para a aquisição dos equipamentos, o que não tem sido fácil devido à escassez dos produtos no mercado.

“É importante manter esse diálogo, vendo as possibilidades de adequações e estudando nesse momento talvez só o retorno remoto, mas já prevendo, já deslumbrando o ensino híbrido ou o presencial. De fato são muitas questões que a gente precisa considerar”, afirmou a professora Rosângela Diniz, coordenadora do curso de enfermagem do Campus Caicó.

Além da dificuldade para a aquisição de EPIs, outro problema apresentado para o retorno dos estágios dos estudantes dos cursos de enfermagem, odontologia e medicina, é a cláusula do contrato do seguro de vida contratado pela UERN  não cobrir pandemias. Segundo o pró-reitor de assuntos estudantis, Erison Torres, a Universidade está em negociação com a seguradora para incluir este tipo de cobertura no contrato.

De acordo com o pró-reitor de ensino de graduação, Wendson Dantas, sanadas essas e outras questões gerais inerentes à prática dos estágios por parte da administração universitária, caberá aos departamentos acadêmicos a decisão final de retorno dos estágios. “São muitas especificidades. O gente sabe é que a gente sabe é que é um momento excepcional, e que a gente vai ter que encarar esses desafios.  Se o Departamento entender que não vai ofertar o estágio, não será ofertado. Se houver a oferta, mas caso seja necessário, em um momento posterior, suspender para garantir a segurança dos estudantes, será suspenso”, explicou Wendson.

A vice-reitora Fátima Raquel fez uma reflexão sobre a necessidade da soma de esforços e co-responsabilização entre todos os setores da Universidade para este momento de retomada. “Agora o momento de estarmos cada vez mais unido. Esse diálogo precisa ser contínuo, junto tentarmos apontar as soluções para a gente resolver essa problemática, que não é pequena, mas pensando coletivamente, buscando estratégias, nós vamos conseguir encontrar o caminho para a nossa segurança futura”, afirmou a vice-reitora.

Participaram da reunião dos cursos de Enfermagem (Mossoró, Caicó e Pau dos Ferros), Medicina (Mossoró) e Odontologia (Caicó).

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support