Cursos da saúde da Uern ampliam desempenho em indicadores do MEC

Dos seis cursos da área da saúde da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), avaliados no último Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE), cinco deles ampliaram seus resultados no Conceito Preliminar de Curso (CPC), contribuindo com o avanço da instituição em seu Índice Geral (IGC).

O IGC contínuo da Uern passou de 2,8912 (2018) para 2,8955 (2019), mantendo a Universidade na faixa 3, na qual estão 63,77% das universidades brasileiras e a aproximando ainda mais do IGC 4, faixa em que predominam as universidades federais. Em 2017, o IGC da Uern era de 2,6.

Junto com o conceito Enade e o Indicador de Diferença entre os Desempenhos Esperado e Observado (IDD), o CPC e o IGC integram a lista de Indicadores de Qualidade da Educação Superior realizados pelo Ministério da Educação (MEC), por meio do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep/MEC).

Com os resultados obtidos na última prova Enade, os três cursos de Enfermagem da Uern –  Mossoró, Caicó e Pau dos Ferros –  subiram seus CPCs contínuos e saíram da faixa 3 para a 4.

O curso de Odontologia da Uern Caicó também ampliou seu CPC contínuo e se manteve na faixa 4, como na última avaliação. Na avaliação do CPC, a nota máxima é 5.

O curso de Educação Física da Uern Mossoró também ampliou seu CPC contínuo, mantendo-se na faixa 3. O curso de Medicina da Uern Mossoró apresentou queda em seu conceito, saindo da faixa 3 para 2.

De acordo com a professora Mayra Ribeiro, assessora de Avaliação Institucional da Uern, a melhoria nos indicadores mostra o resultado de um trabalho coletivo de professores, estudantes e técnicos e de uma política institucional de acompanhamento e apoio aos cursos.

Para a reitora em exercício da Uern, Fátima Raquel, a Universidade tem intensificado suas ações de avaliação e acompanhamento nos últimos anos, dialogando com os cursos e estudantes, buscando a melhoria na qualidade do ensino ofertado pela instituição.

“Vamos avaliando, ajustando e definindo as necessidades de melhorias. Se levarmos em consideração todo o cenário financeiro difícil que a Uern enfrenta há alguns anos, ver uma evolução do nosso IGC e bons resultados em nossos cursos nos deixa muito felizes e mostra o compromisso e zelo de nossos professores, técnicos e estudantes. Da mesma forma nos mostra onde atuar mais fortemente para apoiar os cursos que precisam recuperar seus indicadores”, comentou.

Com o resultado, a Uern subiu um degrau no ranking das universidades do Rio Grande do Norte, ocupando o 6º lugar. Em 2017, a Uern era a 10ª colocada neste ranking. Entre todas as instituições públicas de ensino superior localizadas no Nordeste, a Uern saiu da 140ª posição (2017) para o 77º lugar, entre 414 instituições.