...

EN

ES

Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Curso de Orientação e Mobilidade finaliza semestre com aula prática

No último dia 25 de maio foi realizado o Curso de Extensão “Orientação e Mobilidade”, oferecido pela Diretoria de Políticas e Ações Inclusivas da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (DAIN/UERN). Na oportunidade, foi realizada na Faculdade de Ciências da Saúde (FACS) uma aula prática de finalização do curso (Semestre 2015.2) para os alunos da turma do Curso de Orientação e Mobilidade.

Para a diretora da DAIN, Profa. Dra Ana Lúcia Oliveira Aguiar, o Curso de Orientação e Mobilidade atende ao Plano Estratégico de Ação da DAIN/UERN no que concerne à formação de recursos humanos para o atendimento às pessoas com deficiência visual/cegueira primando pelo respeito ao princípio da diversidade e direitos.

O módulo foi ministrado por João Zacarias de Sousa Neto, que destaca a importância dessa discussão. “O encontro é muito importante uma vez que a parte educacional está interagindo com a parte clínica e que o aluno, e as pessoas que têm deficiência visual, só ganham com as orientações e intervenções recebidas pelos profissionais da área”, frisou.

O módulo final contou com palestra do professor José Edvan de Souza Júnior, que abordou o tema “Deficiência Visual, o que é?”.

O curso, que encerrou o semestre no dia 25, teve três metas:
1. Identificar as habilidades básicas de OM por meio da sensibilização e orientação daqueles que convivem com pessoas com deficiência visual;
2. Conhecer as técnicas de Orientação e Mobilidade, para aprender a guiar pessoas com deficiência visual;
3. Contribuir com a capacitação da comunidade uerniana e sociedade em geral, oferecendo conhecimentos acerca do processo inclusivo de pessoas com deficiência visual.

A Diretora da DAIN, professora Ana Lúcia Aguiar, ressalta “a importância dos cursos de extensão a exemplo do Curso de Extensão: Orientação e Mobilidade inspirado nos fundamentos da Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva com foco central na formação de recursos humanos através de ações e metas fortalecedoras dos saberes e práticas, bem como do reconhecimento a importância da preparação para as diferentes linguagens do movimento como desafio de hoje no mundo contemporâneo”.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support