Curso de História do Campus de Assú realiza terceira edição da ExpoAmérica

Discentes do 3º período do curso de História do Campus Avançado Prefeito Walter de Sá Leitão, da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (CAWSL/UERN), em Assú, realizaram a terceira edição da ExpoAmérica, sediada na Escola Municipal Nair Fernandes, localizada no centro da cidade do Assú. A atividade marcou a programação de encerramento do semestre letivo 2019.1.

Intitulada “A América Colonial”, a exposição reuniu 15 réplicas fotográficas de quadros, pinturas-murais, carta-cartográfica e imagens tuteladas e/ou expostas em instituições culturais internacionais, como: Palácio Nacional do México (México); Newberry Library e New York Public Library (Estados Unidos); Biblioteca Nacional de Madrid (Espanha); Victoria and Albert Museum, Tate Gallery (Londres); Museu de Arte de Lima (Peru) e Galeria de Arte Nacional (Venezuela).

O trabalho exigiu um esforço de pesquisa nos catálogos, acervos e sites dessas instituições, tradução das informações de outros idiomas para a língua portuguesa, estudo crítico dos temas abordados nas telas e revelação fotográfica das imagens.

Para o coordenador da exposição, professor Rosenilson Santos, a exposição é de muita relevância para o contexto escolar. “Essa foi uma oportunidade para os alunos do curso de História realizarem pesquisa em fontes históricas não escritas e, para a comunidade escolar, uma chance de acessar telas que tratam da história do nosso continente e que estão em acervos espalhadas pelo mundo inteiro. Ademais, é um momento para pôr em diálogo academia e escola”, afirmou.

Uma amostra da exposição ExpoAmérica estará presente na VII Semana de Ciência, Tecnologia e Inovação (SCTI) da UERN, que será realizada no período de 5 a 22 de novembro. A programação no Campus de Assú ocorrerá entre os dias 5 e 6 de novembro.