Curso de Geografia de Assú realiza mapeamento da Covid-19 nos municípios com campi da UERN

O Curso de Geografia do Campus Avançado de Assú está realizando um mapeamento dos casos de Covid-19 nos seis municípios que contam com campus da UERN – Assú, Caicó, Mossoró, Natal, Patu e Pau dos Ferros -, contabilizando o número total de casos e óbitos registrados em cada cidade.

Denominado Informativo Cartográfico, o mapeamento é promovido pelo professor Diogo Bernardino Santos de Medeiros, do Curso de Geografia, e integra o projeto “UERN na comunidade – Ações de combate à COVID-19”, que tem como objetivo produzir e disponibilizar materiais informativos, incluindo vídeos, áudios e textos, para a comunidade acadêmica e a população em geral.

Além dos municípios com campus da UERN, também são mapeados os dados referentes ao novo coronavírus das cidades onde residem os alunos do curso de Geografia. Para construir o informativo, são utilizados os dados da Secretaria de Saúde Pública do Rio Grande do Norte (Sesap-RN).

“Visualizar a situação geográfica dos casos de Covid-19, isto é, sua distribuição espacial, promove uma tomada de consciência importante, que possivelmente gerará uma mudança de postura no sentido da adoção de medidas de prevenção contra a doença”, destaca Diogo Bernardino, acrescentando a relevância da divulgação dos números oficiais diante do grande volume de informações que chega até a população por diferentes fontes – muitas vezes com dados falsos.

“Mas é preciso frisar que, possivelmente, os dados estejam subestimados, o que não é algo particular do Rio Grande do Norte, mas comum em todo o mundo. Primeiro, pelo atraso que há entre o período de contaminação, aparecimento dos sintomas iniciais, coleta e resultado dos exames, o que se estima em torno de uma semana. Segundo, pela demora na sincronização dos dados entre as secretarias municipais de saúde e a estadual, que leva em média dois dias. Por último, devido à própria subnotificação”, salienta o professor.

Os mapas são divulgados semanalmente no perfil do Curso de Geografia do Campus de Assú no Instagram (@geografia_uern_assu) e também na seção de estatísticas relacionadas à Covid-19 no portal da UERN. Na mesma página, também é disponibilizado o histórico com os dados gerais de casos suspeitos e confirmados de Covid-19 em todo o Estado, realizado pelo professor Franklin Roberto da Costa, do Departamento de Geografia do Campus de Pau dos Ferros.