Curso de extensão da DAIN realiza aula prática de Orientação e Mobilidade

O projeto Curso de Extensão Orientação e Mobilidade (OM), ofertado a cada semestre letivo com carga horária de 60 horas, se insere no âmbito das ações da Diretoria de Políticas e Ações Inclusivas (DAIN/UERN), tendo como público alvo estudantes, professores, técnicos administrativos, gestores e demais profissionais da sociedade civil.

Uma aula prática foi realizada na área do Teatro Municipal Dix-Huit Rosado, no dia 13 de abril de 2016 para os alunos da turma do Curso de Orientação e Mobilidade. A coordenação do projeto é da professora Dra. Ana Lúcia Oliveira Aguiar e o ministrante é o técnico João Zacarias de Souza Neto.

A Diretora da DAIN, professora Ana Lúcia Aguiar destaca a importância dos cursos de extensão: “A exemplo do Curso de Orientação e Mobilidade, inspirado nos fundamentos da educação especial na perspectiva da educação inclusiva, tem como foco central na formação de recursos humanos, através de ações e metas fortalecedoras dos saberes e práticas, bem como do reconhecimento à importância da preparação para as diferentes linguagens do movimento como desafio do mundo contemporâneo”.

O Curso de Extensão: Orientação e Mobilidade (OM) irá oportunizar um aumento do número de pessoas capacitadas para atender estudantes, professores, comunidade com deficiência visual na instituição, nas comunidades, nas associações, instituições públicas e privadas, pois é fruto, sobretudo, de um esforço coletivo de uma equipe multidisciplinar da DAIN. Ao longo da sua existência, integrando em diversas parcerias novos docentes, técnicos especializados, estagiários e bolsistas, a DAIN/UERN configurou-se em um conjunto de profissionais que atuam em harmonia com as Diretrizes Nacionais da Educação Especial que objetivam contribuir para a garantia da inclusão educacional no Ensino Superior, na interdisciplinaridade, no aproveitamento de recursos e na superação de obstáculos.

OBJETIVOS DO CURSO:

• 1. Identificar as habilidades básicas de OM por meio da sensibilização e orientação daqueles que convivem com pessoas com deficiência visual;
  • 2. Conhecer as técnicas de Orientação e Mobilidade, para aprender a guiar pessoas com deficiência visual;
  • 3. Contribuir com a capacitação da comunidade uerniana e sociedade em geral, oferecendo conhecimentos acerca do processo inclusivo de pessoas com deficiência visual;

Um resumo do projeto

O Curso de Extensão Orientação e Mobilidade (OM) é ofertado a cada semestre letivo com carga horária de 60 horas. Trata-se de uma atividade de extensão com caráter sistemático para formação de recursos humanos primando seus esforços pela busca da qualidade do atendimento de estudantes com deficiência visual. É de responsabilidade educacional e social acompanhar e estimular as demandas internas, formar pessoal qualificado para o exercício de atividades, sobretudo, que se encontrem compatíveis às novas exigências sociais e educacionais que se espera de um profissional da educação no âmbito da Educação Especial, oferecendo oportunidades de formação em serviço. Somam-se a preparação para prática na referida área de conhecimento na perspectiva da educação inclusiva e construção sistemática, considerando todo o processo de amadurecimento na referida área de conhecimento para a continuidade da formação.

O curso de Orientação e Mobilidade (OM) é fundamental para atuação junto à pessoa com deficiência visual no que diz respeito à inserção, com autonomia e independência em todas as dimensões da vida social, pois permitir a participação, interação e domínio próprio, bem como uma comunicação mais fluente e interativa com a pessoa cega e sua inclusão em todas as esferas do exercício de cidadania. Diante desta relevância, a Diretoria de Políticas e Ações Inclusivas – DAIN espera contribuir para a construção e consolidação da cidadania rumo a expansão de uma universidade inclusiva.

Relevância

O Projeto de Extensão: Orientação e Mobilidade (OM) apresenta como relevância os seguinte pontos: 1. Atendimento ao aumento do número de discentes com deficiência visual na UERN; 2. Interesse dos discentes com deficiência visual, em aprender a se locomover com independência e autonomia; 3.Motivação das pessoas videntes em aprender a orientar pessoas cegas em suas atividades diárias com autonomia e independência; 4.Procura da comunidade externa em formação continuada para desempenhar melhor suas funções e o acompanhamento a pessoas com deficiência visual em suas instituições, empresas, eventos e demais dimensões da vida em sociedade; 5.Procura sistemática e aceitação pela comunidade interna e externa à UERN em torno de cursos de extensão, de formação continuada.