Curso de Enfermagem realiza “Abraço ao Rafael Fernandes”

Os alunos do sétimo período do curso de Enfermagem da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) realizaram na manhã desta sexta-feira (14) o “Abraço ao Hospital Rafael Fernandes”. Acompanhados pelos músicos da Escola de Música da UERN, os futuros enfermeiros percorreram todas as alas do hospital levando música, carinho e atenção para pacientes e profissionais do hospital.

O “Abraço ao Rafael Fernandes” encerrou as atividades de estágio curricular e foi realizada pela primeira vez no hospital. O coordenador de enfermagem da unidade, Rui Álvares, avaliou de forma positiva a ação, em especial, por ser realizada no período natalino e durante o Dezembro Vermelho, período em que a sociedade é convidada a refletir sobre a prevenção do HIV/AIDS. “A gente passa o ano envolvido com os pacientes e uma atividade como esta acaba fazendo com que os profissionais se sintam mais valorizados e mais reconhecidos. Receber esses futuros profissionais que a UERN se propõe a colocar no mercado e ter essa relação com os trabalhadores fortalece muito a Instituição e é também um momento de refletir sobre o Dezembro Vermelho, em especial, nesta época natalina, uma época de congregar, de fazer novas relações, é muito importante para a instituição como um todo”, afirma o coordenador.

A diretora da Faculdade de Enfermagem da UERN (FAEN), Erika Louise, coordenou o “Abraço ao Rafael Fernandes”. Ela explicou que trata-se de uma ação simples de gratidão pelo acolhimento recebido pelos estudantes do curso por parte de toda a equipe do hospital, bem como pacientes. “É uma ação de gratidão, gentileza e humanização onde, nesta época natalina, a UERN, através da Faculdade de Enfermagem, agradece a todas as pessoas que nos acolheram tão bem durante o estágio. Entendemos que não foram só os profissionais, mas toda a equipe do hospital, e os pacientes. Foi um momento muito emocionante, que já deixou a nossa marca neste hospital”, afirma a diretora.

Juliana Rodrigues é estudante do sétimo período de Enfermagem e foi uma das estagiárias. Ela disse que foi uma experiência única. “Nós estudantes nunca tínhamos passado por uma experiência como essa, e este abraço foi uma forma de agradecer aos funcionários e a toda equipe que faz o Rafael Fernandes, como também aos pacientes que confiaram no nosso trabalho. A gente sai daqui com muito mais aprendizado do que quando entramos”, avaliou a futura enfermeira.