Curso de Enfermagem do Campus de Pau dos Ferros realiza projeto de extensão em escola

O Projeto de Extensão “Ação e prevenção: uma avaliação parasitológica em manipuladores de alimentos nas escolas públicas de Pau dos Ferros” (PROEPA), projeto vinculado ao Curso de Graduação em Enfermagem do Campus Avançado Professora Maria Elisa de Albuquerque Maia (CAMEAM/UERN), realizou uma ação no dia 16 de setembro na Escola José Guedes do Rêgo.

Os componentes do PROEPA fizeram a apresentação do projeto e de todos os integrantes de forma informal, com o objetivo de criar vínculo e conseguir articulação com os pais que estavam presentes na reunião. Em seguida, realizaram a dinâmica da roleta que tinha como objetivo proporcionar interação do grupo com os pais e uma troca de experiência com os pais das crianças.

Na ocasião foi apresentada a peça “Capitão PROEPA”, que traz a história de um super-herói que através da educação em saúde, salva crianças de possíveis riscos de infecção por verminoses, construindo com a população comportamentos que podem prevenir infecções. Ao final da peça, cada integrante trazia um comportamento correto para a prevenção que estava presente no roteiro da encenação, e os pais participaram de forma ativa trazendo também aspectos relevantes a serem trabalhos e seguidos, destacando principalmente a importância da prevenção.

A coordenação do projeto comemora os bons resultados. “Uma ação muito prazerosa e de reconhecimento, em que os pais ao final destacaram a relevância de se trabalhar a temática na escola com as crianças e com eles. Um ponto muito importante para nós, tivemos a oportunidade de partilharmos nossos conhecimentos e elaborarmos ações eficazes embasadas nas realidades de cada família”, conclui a professora Ellany Gurgel.