Curso de Direito da UERN recebe Selo OAB Recomenda pela terceira vez consecutiva

Pela terceira vez consecutiva, a Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) recebeu o “Selo de Qualidade OAB Recomenda”. Nesta edição, foram premiados os cursos de Direito do Campus Central, em Mossoró, e o curso do Campus Avançado de Natal.

O selo é concedido a cada três anos pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) às instituições de ensino superior que mais se destacaram na formação de bacharéis. Entre os requisitos é analisado o desempenho dos alunos no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) e o índice de aprovação deles no Exame da Ordem.

O reitor da UERN, professor Pedro Fernandes, recebeu as comendas dos dois cursos em Brasília, e nesta sexta-feira (10) fez a entrega do Selo à Faculdade de Direito da UERN. Para a chefe de Departamento de Direito, professora Inessa Linhares, o selo é decorrente do trabalho conjunto de professores, alunos, técnicos-administrativos, dos egressos do curso e da gestão universitária, que está sempre atenta às demandas do curso. “Esse selo para nós não é nenhuma surpresa. É fruto de um trabalho sério que vem sendo realizado há mais de 40 anos por todos que fazem este curso, em especial nossos egressos. Estão de parabéns todos os que fazem o curso de Direito da UERN”.

O tesoureiro da subsecção da OAB, em Mossoró, Glênio Torquato, representou a presidente Bárbara Paloma na cerimônia. Ele destacou a importância do curso de Direito da UERN para o Rio Grande do Norte. “A UERN possui um curso de ótima qualidade, e coloca no mercado excelentes profissionais. Com este selo não ganha apenas a UERN, mas toda a sociedade, que precisa de profissionais competentes. A OAB parabeniza a UERN pela excelente qualidade no ensino”.

Diretor da Faculdade de Direito da UERN, o professor Lauro Gurgel destacou a qualidade, dedicação e comprometimento dos egressos com o curso. “Foram eles que fizeram o exame e fica aqui o nosso agradecimento a cada um”. Ele também falou sobre os desafios para os próximos anos. “Se não tivéssemos conquistado o selo talvez tivesse sido dada muito mais importância que o fato de mantê-lo há quase uma década. Nosso desafio é difundir o saber crítico, o saber jurídico, e contribuir para a transformação da sociedade para o bem e vamos lutar para conquistar o próximo selo”.

Iuri Lima é aluno do curso de Direito do Campus Central e assessor jurídico do Centro Acadêmico Rui Barbosa dos alunos do curso de Direito. Para ele, a conquista deste terceiro selo aumenta a responsabilidade dos atuais alunos do curso. “Estamos nos empenhando pelos próximos selos”.

O deputado estadual Souza Neto também é aluno do curso de Direito da UERN e tem colaborado com a destinação de recursos através de emendas impositivas à estrutura física do curso. Ele também esteve presente à cerimônia de entrega do Selo. “Este é o atestado do trabalho desenvolvido nesta Faculdade. Muito do que temos na sociedade, e muito do que tenho em minha família, são frutos da UERN”.

Fazendo uma comparação entre o curso de Direito que a UERN tinha quando recebeu seu primeiro selo, há nove anos, e o curso de Direito atual, o reitor Pedro Fernandes destacou o avanço em diversas áreas, como a qualificação do corpo docente do curso, formado quase que em sua totalidade por mestres e doutores, e as instalações do Núcleo de Práticas Jurídicas, que atualmente funciona no prédio que abrigou o Fórum Desembargador Silveira Martins. “É preciso que voltemos um pouco no tempo para analisar qual a UERN que queríamos há dez ou vinte anos e ver que muito do que queríamos lá atrás é exatamente o que nós temos hoje. Já alcançamos muitas das metas que tínhamos naquela época. A cada dia surgem desafios, mas sei que já alcançamos o que estávamos perseguindo, e até já avançamos em algumas áreas”.

O curso de Direito da UERN foi fundado há mais de 40 anos e é o mais antigo da região.

Dos 1.212 cursos de Direito existentes no País, somente 161 receberam o selo nesta edição. No Rio Grande do Norte, além da UERN recebeu o selo o curso da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) e os cursos dos Campi de Natal e de Caicó da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).