Curso de contação de histórias da EdUCA lança livro para marcar encerramento do semestre

O curso de contação de histórias da Escola de Extensão da UERN (EdUCA) encerra o semestre com o lançamento do livro “Histórias para ler, ouvir e contar”, nesta sexta-feira, às 18h, no miniauditório do Campus de Natal (CaN).

O livro foi orientado e organizado pelo professor Denilson David. “O livro revela o excelente desempenho da turma. Inclusive, alguns dos alunos já começaram a atuar na área em escolas nas quais trabalham e já estão recebendo convites para apresentações externas”, contou.

Fernanda Gabriela Gomes de Oliveira, Jacqueline Gonçalves Carlos do Nascimento, James Oliveira Rosa, Larissa Sabino de Souza, Márcia Ludjane de Lima Silva, Priscilla Kelly Silva do Nascimento, Renata Daiana Silveira da Silva e Rosivane Gomes do Rego Barros são os autores.

Leia a apresentação assinada pelo professor Denilson David:

Quem não gosta de ler, ouvir ou contar uma boa história?

O ser humano é inerentemente um contador de histórias. Diariamente contamos para o outro relato de algo que nos aconteceu, que vimos acontecer, ou que sabemos que irá acontecer. E assim essas narrações cotidianas nos divertem, nos emocionam e nos fazem refletir!

Tem gente que de tanto gostar de contar histórias, transforma isso em profissão e decide sair por aí contando e recontando contos, fábulas, mitos, lendas e tantas outras histórias que povoam o imaginário popular e proporcionam viagens e aprendizados épicos e inesquecíveis aos seus espectadores. Contudo, para se tornar um profissional da contação é necessário pesquisa, estudo e técnica. Elementos esses que foram reunidos por mim, com base na minha formação e atuação na área do teatro e de outras linguagens cênicas e compartilhados no curso de leitura e contação de histórias, oferecidos pela EdUCA – Escola de Extensão da UERN nos anos de 2018 e 2019. Nesse período, foram formadas quatro turmas entre jovens e adultos, estudantes e professores de diversas áreas, entre elas, Pedagogia, Filosofia, Letras e Psicologia.

Para coroar esse pedido de partilhas e aprendizados a turma 2019.2, decidiu finalizar suas atividades, se aventurando pelo mundo da escrita, produzindo suas próprias histórias, construindo seus próprios mundos e seus próprios personagens, partindo das suas vivências, experiências de mundo, anseios e imaginações.

Desse modo, foram reunidas aqui oito histórias de oito contadores que agora convidam a você, a ler, ouvir e contar essas narrativas que foram criadas com muito carinho!

Que você possa ler, se divertir, se emocionar e, até quem sabe, criar a sua própria história!

Denilson David Oliveira Silva