Curso de Ciência da Computação comemora 20 anos de criação

Criado há 20 anos, o curso de Ciência da Computação da UERN reuniu nesta terça-feira (28) professores, técnicos e alunos numa programação especial para comemorar a data e dar as boas-vindas aos estudantes calouros e veteranos. O professor Marcelino Pereira, que criou o projeto pedagógico do curso, ao lado do reitor Pedro Fernandes, ministrou palestra no auditório do PRODEPE, Campus Central, resgatando a trajetória de duas décadas do curso e fazendo um paralelo com o avanço das tecnologias.

O reitor Pedro Fernandes prestigiou o evento. “Aqui nós temos a concretização daquilo que sonhávamos muito desde 1998… Temos nessa sala alunos de graduação, PIBIC, projetos de extensão, PETianos, alunos de mestrado e até alunos de pós-doutorado. A gente lutou muito para chegar a esse cenário onde o conhecimento deve ser a nossa energia”, afirmou Pedro Fernandes.

Atualmente, o curso conta 18 professores, a maioria formada por doutores. O professor Rommel Wladimir, chefe do Departamento de Informática, explica que o curso é acadêmico, mas um novo perfil vem sendo trabalhado. “Vamos desenvolver um sistema para acompanhamento dos nossos egressos. Estamos trabalhando com ênfase em empreendedorismo e inovação, alguns de nossos ex-alunos já trabalham em empresas de inovação”, afirmou Rommel.

Hoje existem 120 alunos vinculados ao curso de Ciência da Computação. O estudante Tiago da Silva, aluno do 1º período, explica que suas expectativas são as melhores: “Espero me dar bem, tirar boas notas e conseguir um bom emprego”.

O servidor técnico Bezerra Neto, secretário do Mestrado em Ciência da Computação, acrescenta que o ambiente de trabalho é muito produtivo e que há um incentivo para a capacitação. “Também sou aluno do mestrado. Aqui é um ótimo local de trabalho, a gente vê os professores se preocuparem com o bem-estar dos alunos. É como uma família mesmo”, comentou Bezerra Neto.

Histórico do curso – A UERN criou o curso de Ciência da Computação no Campus Central no dia 21 de maio de 1998, através da resolução n° 005/98 – CONSEPE. O reitor à época era o professor José Walter da Fonseca, a FANAT tinha como diretor o professor Francisco Waldomiro de Morais e o Chefe do Departamento de Matemática e Estatística – DME, departamento ao qual o curso ficou vinculado, era o professor Rafael Arcanjo Marinho. Os primeiros docentes do curso de Ciência da Computação foram Marcelino Pereira dos Santos Silva e Pedro Fernandes Ribeiro Neto. Através da resolução no 020/98 – CONSEPE, do dia 28 de julho de 1998, o CONSEPE aprova o Currículo Pleno do curso de Bacharelado de Ciência da Computação. A aula inaugural da primeira turma ocorreu no dia 10 de agosto de 1998, ministrada pelo professor Marcelino Pereira, da disciplina Introdução à Ciência da Computação. O professor Pedro Fernandes foi o primeiro Orientador Acadêmico do curso de Ciência da Computação, exercendo essa função nos anos de 1998 e 1999.

Em 2 de agosto de 2001 foi aprovado o Projeto Pedagógico do curso de Ciência da Computação, para os alunos que ingressaram a partir do ano de 1998. A comissão de elaboração do projeto foi formada pelos docentes: Francisco Chagas de Lima Júnior, Ernani Andrade Leite, Rommel Wladimir de Lima e Josildo José Barbosa da Silva, diretor da FANAT, e pelas discentes: Marilyn Christine Serafim de Oliveira e Jéssica Neiva de Figueiredo Leite. Um marco histórico para o curso foi a criação do Departamento de Informática – DI, em 22 de julho de 2003. Na reunião de instalação do DI, ocorrida em 19 de agosto de 2003, foram escolhidos o primeiro chefe e o orientador acadêmico, respectivamente, os professores Rommel Wladimir de Lima e Maximiliano Araújo da Silva Lopes.

O curso de Ciência da Computação do Campus Central da UERN conta 180 alunos egressos, bem enquadrados no mercado de trabalho, inclusive em grandes empresas de Tecnologia da Informação, e no meio acadêmico onde cerca de 50% desses entraram em programas de mestrado e doutorado nacionais e internacionais. Dos alunos egressos pelo menos nove são professores da UERN, cinco no Campus Central (Alysson Mendes de Oliveira, Carlos Heitor Pereira Liberalino, Cicília Raquel Maia Leite, Jéssica Neiva de Figueiredo Leite e Ceres Germanna Braga Morais) e quatro no Campus Natal (Camila de Araújo, Gláucia Melissa Medeiros Campos, Isaac de Lima Oliveira Filho e Lisa Cristina Silva de França Oliveira).