...

EN

ES

Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Curso de Aperfeiçoamento em Cardiotocografia integra série de capacitações voltadas a estudantes e profissionais da saúde

A Faculdade de Ciências da Saúde da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (FACS/UERN), junto com a Residência em Ginecologia e Obstetrícia – ofertada em parceria com a Prefeitura Municipal de Mossoró (PMM) – vem promovendo uma série de cursos e capacitações voltados a estudantes e profissionais da saúde. Bem mais do que otimizar o processo de formação dos graduandos, a iniciativa visa contribuir para qualificar os servidores e melhorar o atendimento na área.

Dentro do cronograma de capacitações, foi realizado na última semana o primeiro Curso Teórico-Prático de Aperfeiçoamento em Cardiotocografia. A iniciativa ocorreu nos dias 25 e 26 de julho, e foi desenvolvida em parceira a Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (PROGEP) – Setor de Capacitação e Treinamento.

O curso teve como facilitadores os professores-doutores Ricardo Ney Cobucci, da Universidade Potiguar (UnP), e Conceição Cornetta, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Na parte teórica, foi utilizada a metodologia ativa de sala de aula invertida, que consiste em responder às demandas do ensino em saúde. Já na atividade prática houve atendimento a gestantes do Hospital Maternidade Almeida Castro (HMAC), onde foram feitos exames. O objetivo é que os alunos possam aprender a fazer os exames e interpretá-los.

De acordo com um dos facilitadores do curso, o professor Ricardo Ney Cobucci, o aparelho de cardiotocografia é utilizado para avaliar o bem-estar fetal e a saúde das gestantes, principalmente as que se encaixam em grupos de risco – que têm pressão alta e diabetes. O objetivo do curso é fortalecer as parcerias, qualificar o público-alvo em relação à cardiotocografia, bem como unificar o laudo no Estado do Rio Grande do Norte. “A ideia é que todos possam fazer esse exame no mesmo padrão”, frisa Cobucci.

Interno do curso de Medicina, Tiago Rodrigues avalia positivamente a capacitação. “Foi um momento. O contato com os exames práticos de cardiotocografia, que avalia as condições do bebê e da gestante, possibilita ampliar nosso conhecimento e nos ajuda a tomar decisões, a atitude adequada diante de um risco potencial”, declara.

Para a diretora e interventora do Hospital Maternidade Almeida Castro (HMAC), Larizza Queiroz, a capacitação realizada pela Residência em Ginecologia e Obstetrícia beneficia não apenas os alunos e profissionais participantes do curso, como também a população atendida na unidade. Ela frisa que o curso é de suma importância para a qualificação profissional e, consequentemente, a melhoria do atendimento às gestantes.

De acordo com a professora Isabelle Cantídio, coordenadora da Residência em Ginecologia e Obstetrícia, a capacitação foi voltada para médicos do serviço/preceptores, residentes em ginecologia e obstetrícia e internos do estágio supervisionado em tocoginecologia. “O programa de residência médica traz esse cenário de prática à qualificação e capacitação profissional”, diz a professora, destacando que o curso faz parte de um processo de capacitação continuada. A proposta é que sejam desenvolvidos outros módulos de curso.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support