Cursinho Emancipa UERN encerra atividades neste sábado com um encontro motivacional

Há cerca de quatro meses, centenas de alunos de escolas públicas ocuparam as salas de aula do Campus Central, aos sábados, com um sonho em comum: o acesso ao Ensino Superior. Prestes a fazerem as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM 2019), que ocorrerão nos dias 3 e 10 de novembro, os alunos do Projeto de Extensão Cursinho Popular, da Rede Emancipa da UERN, terão um último encontro neste sábado, 26 de outubro, quando será realizado o encerramento das atividades.

O encerramento oficial do Cursinho Emancipa ocorrerá das 8h às 11h30, no Ginásio do CEEP (Centro Estadual de Educação Profissional – Professor Francisco de Assis Pedrosa), localizado na Rua Pedro Valamira Fernandes, Alto de São Manoel, Conjunto Walfredo Gurgel.

O projeto contou com uma grande rede de apoio de voluntários e a parceria fundamental da Secretaria de Estado da Educação e da Cultura (SEEC), através da 12ª Diretoria Regional de Educação e Cultura (DIREC).

O professor Jefferson Garrido, coordenador do projeto, informa que a programação do encerramento contará com uma palestra motivacional com a jornalista Kauanny Sousa, egressa da UERN, atividades lúdicas e recreativas desenvolvidas pelos professores, depoimentos de alguns alunos por sala, uma apresentação de poesia pelo grupo SLAM Mossoró e uma aula de relaxamento tai chi chuan, com o mestre Gildo Bento. Também serão apresentados os resultados da avaliação feita entre os alunos e um show com a banda Sem Retorno, do IFRN.

Estiveram envolvidos cerca de 100 professores voluntários, alunos de graduação e pós-graduação da UERN e de outras Instituições de Ensino Superior (IES) como UFERSA, IFRN e UnP, além de professores do Ensino Médio de várias escolas e de outros cursinhos de Mossoró.

“Agradeço a dedicação dos vários monitores do curso de Letras que atuaram na correção das redações, monitores de Comunicação Social que apoiaram a coordenação e auxiliaram os professores na preparação das salas e no uso de equipamentos, bem como contamos com o apoio da direção da FAFIC [Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais] e da FACEM [Faculdade de Ciências Econômicas] e das secretarias do DECOM [Departamento de Comunicação] e do DART [Departamento de Artes]”, afirma Garrido, complementando que o curso Emancipa terá uma próxima edição em 2020.