Cresce participação de docentes no processo avaliativo

A Comissão de Avaliação Institucional da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) divulgou o relatório com a participação dos docentes e discentes no processo de avaliação institucional realizado entre os dias 16 de novembro e 16 de dezembro de 2015.

Segundo a assessora de avaliação institucional da UERN, Profª Verônica Pontes, cresceu o número de professores participantes no processo avaliativo em relação aos anos anteriores, mas ainda é necessária uma maior participação dos discentes. “Em alguns cursos, como Letras (língua espanhola) do Campus Avançado Maria Elisa de Albuquerque Maia, em Pau dos Ferros, atingimos 95% de participação dos docentes. O curso de Economia, em Pau dos Ferros, também teve uma boa participação, com a adesão de 86,96% dos professores. Em alguns campi, como Assú e Caicó, a participação dos professores ficou acima de 50%, no geral, assim como em algumas faculdades do Campus Central, mas entre os alunos ainda é necessária uma maior participação”, avaliou a assessora.

O processo de avaliação ocorreu por meio de formulário eletrônico, disponível nos portais do aluno e do professor. além da auto-avaliação docente e discente, foram avaliados também as atividades didático-pedagógica do professor, os componentes curriculares e a Infraestrutura da Universidade.

A professora Verônica Pontes lembra o objetivo da avaliação. “Esses questionários constituem um fundamento básico para a análise do desempenho docente, discente e da própria instituição. Nosso objetivo maior é a melhoria da qualidade da nossa instituição, que inclui o processo de ensino/aprendizagem como um todo, por isso é tão importante a participação de todos. Esperamos que no próximo processo, a participação possa continuar crescendo, entre alunos e professores”, afirmou a assessora.

Os dados coletados são socializados para todos os departamentos, via comissões setoriais de avaliação e através do site da AAI. Além do questionário online, no processo de avaliação interna realizado pela Assessoria de Avaliação Institucional, em parceria com a Comissão Própria de Avaliação, são utilizados outros instrumentos avaliativos pela Universidade, como a avaliação in loco da Comissão e relatório de avaliação interna.