Correção dos problemas que provocou enchente no Campus de Caicó exigirá construção de Galeria

Apesar da enchente ter sido provocada por uma chuva atípica de cerca de 100 mm, fato que não é comum em Caicó, o Vice-Reitor da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), Aldo Gondim Fernandes, junto com uma equipe de técnicos e a Pró-Reitora Adjunta de Administração, Profa. Elizabeth Silva Veigas, esteve no Campus de Caicó para verificar as causas da enchente do dia 21 de janeiro, quando a chuva de apenas duas horas deixou algumas áreas do Campus com uma lâmina de 40 centímetros de água.

Aldo Gondim foi recebido pelo Prefeito de Caicó, Roberto Germano, que imediatamente determinou que o problema fosse analisado pelos técnicos da prefeitura juntamente com a equipe da UERN e da CAERN, que também se protificou a encontrar uma solução para o problema. Roberto Germano disse que estudou na escola onde hoje está o Campus da UERN e em certa ocasião já havia presenciado uma enchente e ressaltou que era preciso uma chuva muito grande para provocá-la.

Toda a equipe da UERN formada pelo engenheiro civil Osmídio Dantas, engenheiro elétrico Jorge Almeida, Profa. Elizabeth Veigas (adjunta da PROAD), Prof. Álvaro Pereira (Diretor do Campus), todos sob o comando do Prof. Aldo Gondim, juntamente com o Secretário de Infraestrutura de Caicó Jorge Araújo, além do engenheiro da CAERN, Isauro Medeiros. A chefe do escritório local da Companhia de água Rose Gurgel acompanhou a comissão que procurou o prefeito até o gabinete dele, cumprindo o que já havia pactuado com a UERN.

Na visita aos arredores do Campus, a equipe examinou a galeria que existe na sua lateral esquerda e vendo que o seu funcionamento estava normal, chegou a conclusão que será necessária a construção de uma pequena galeria saindo da área mais baixa da unidade da UERN para promover o escoamento da água que acumula naquele espaço. O projeto da galeria será elaborado pela equipe da UERN logo após receber o levantamento topográfico que será feito pelos técnicos da Prefeitura Municipal de Caicó. A Prefeitura e a CAERN também auxiliarão a obra com o uso de suas máquinas no período da construção. Os recursos para custear os serviços serão oriundos de uma emenda parlamentar destinada à obras em Caicó.

Fotos: Ivanaldo Xavier