COORDENADORAS DA UERN DISCUTEM PERFIS DE CURSOS DE GRADUAÇÃO E IMPORTÂNCIA DAS PÓS-GRADUAÇÕES NA ÁREA

As professoras Gláucia Campos, coordenadora do curso de Ciência da Computação (Campus de Natal), e Cláudia Ribeiro, coordenadora do Mestrado em Ciência da Computação UERN/UFERSA, se juntarão a representantes de outras Instituições de Ensino Superior, em uma mesa-redonda quinta-feira (19), das 18h30 às 20h, no Praia Mar Hotel, dentro da programação da EPOCA 2009 – 2ª Escola Potiguar de Computação e suas Aplicações. O debate será acerca dos perfis de cursos de computação e a relação entre pós-graduação e a graduação na área.

“A idéia deste tema surgiu em uma reunião dos colaboradores da EPOCA, na qual foi colocada a dificuldade de alunos de diferentes instituições perceberem as diferenças entre os cursos de
computação. Por exemplo, alguns alunos que fazem o curso de Tecnólogo no IFRN e o de Engenharia da Computação na UFRN ao mesmo tempo fazem comparações sem nem perceber que os cursos possuem propósitos diferentes. O mesmo ocorre quando alunos comparam um curso de Sistema de Informação com Ciência da Computação. O fato é que, apesar deles já terem feito uma opção no vestibular, nem todos sabem as particularidades do curso que
estão fazendo. Portanto o propósito da mesa é discutir as semelhanças e diferenças entre os diferentes perfis de cursos e apresentar o que é esperado de seus formandos”, explica André Campos, professor do Departamento de Informática e Matemática Aplicada da UFRN e coordenador do evento.

“Muitos cursos foram criados com denominações diferentes, e muitas vezes as diferenças parecem sutis, dificultando até mesmo o candidato ao vestibular identificar o perfil do profissional que deseja ser, neste universo de cursos ligados à área da computação e informática”, concorda a professora Gláucia Campos. “Nesta mesa-redonda, vou apresentar o curso de Ciência da Computação da UERN, mostrando o currículo oferecido por esta instituição e o perfil do profissional que formamos aqui”, acrescenta.

“Na segunda metade da mesa-redonda, vamos discutir o papel dos programas de pós nos cursos de graduação. Alguns alunos de graduação não têm experiência suficiente para ver que programas de pós-graduação fortes ajudam na qualidade da graduação. Existem várias ligações diretas e indiretas entre a pós e a graduação, como bolsas de iniciação científica, formação de professores e fomentação de eventos, como a EPOCA, por exemplo”, explica o professor André .