Coordenador do PIBIC-UERN participa da Reunião Nacional do Programa

O coordenador do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (PIBIC-UERN), prof. Dr. Iron Macêdo Dantas, participou na última quarta-feira 25 de julho na Universidade Federal do Maranhão (UFMA), da Reunião dos Representantes de Iniciação Científica (RICS) e coordenadores do PIBIC/PIBITI, coordenada pelo Professor Prof. Manoel Barral Netto, Diretor de Cooperação Institucional – DCOI – CNPq, esta reunião foi o fechamento das reuniões regionais que aconteceram ao longo do ano 2011 e 2012 cuja UERN também esteve presente na reunião regional realizada em Fortaleza 8 a 9 de março deste ano.

Nesta reunião nacional, foram discutidos pontos importantes do programa de Iniciação Científica- IC, como os critérios para distribuição das quotas de bolsas nas Instituições, adoção de calendário para os programas de IC, avaliação dos programas PIBIC, PIBITI e PIBIC-EM e nova redação da Resolução Normativa 017/2006 que regulamenta estes programas.

O professor Iron Dantas foi o relator do grupo de trabalho coordenado pela professora Dra. Fabiana B. A. de Souza da UNIRIO, que reuniu 26 representantes de Universidade do país como UFLA , UFRN, UFAL, UEM, cujo tema foi a discussão de indicadores de acompanhamento e avaliação dos programas PIBIC, PIBITI e PIBIC-EM, e andamento da gestão pedagógica dos programas pelos Comitês Institucionais. “Eventos desta natureza são importantes para avaliação e correções de rumos do programa tanto a nível nacional quanto pelas Instituições, pudemos constatar que estamos no caminho certo quanto às políticas nacionais da Iniciação Científica. Quanto aos critérios de distribuição apesar de ainda estar em discussões pelo comitê do CNPq, este órgão tem mantido ou aumentado sua quota para a UERN em um momento em que para maioria das IES. O CNPq tem mantido ou até mesmo diminuído o quantitativo de bolsas, isto nos coloca na responsabilidade de avançar e cada vez melhorar o programa”, acrescenta o professor Iron.