Coordenador da bancada e paraninfo dos concluintes promete mobilização para liberar emendas da UERN

Foi realizada na noite desta quinta-feira, 5 de junho, a colação de grau dos estudantes do Campus Avançado de Patu.

Graduaram-se estudantes dos cursos de Ciências Contábeis, Pedagogia, Matemática e História. Esta última turma fez parte do Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (PARFOR).

A formanda Sinara Fernandes Régis, do curso de Pedagogia, destacou os sacrifícios de cada um dos estudantes que estava colando grau. “Valeu a pena cada dia de angústia, de tédio e de exaustão. Aprendemos que podemos ser maiores e melhores do que somos. Aqui hoje estamos com o sentimento de missão cumprida”, destacou. Ela ainda agradeceu a pais, mães, irmãos e amigos.

O Paraninfo Geral das Turmas foi o coordenador da bancada do Rio Grande do Norte no Congresso Nacional, deputado federal João Maia (PR), que relatou a cobrança do reitor Pedro Fernandes Ribeiro Neto pela liberação de uma emenda federal de R$ 15 milhões para a estruturação da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). “Reitor pode ter certeza que nós vamos conseguir. Vou falar com a deputada Fátima, com o deputado Betinho, a deputada Sandra e o presidente Henrique Alves para a gente conseguir a liberação dos recursos”, relatou.

O parlamentar relatou que precisou se mudar para Caicó para estudar, depois para Natal e por fim para o Rio de Janeiro para concluir a formação acadêmica. “Fiz questão de vir aqui para dizer a vocês que estão no caminho certo. Pedro, é uma alegria, ver o esforço de vocês para levar o ensino superior para o interior do Estado”, elogiou.

O discurso de encerramento foi do reitor Pedro Fernandes que abordou a aprovação do Plano Nacional de Educação e lamentou o fato de as universidades estaduais não se beneficiarem diretamente. “Mesmo sem esse apoio temos o maior PARFOR do Estado, o maior programa de iniciação à docência e atendemos a todo o interior do Estado”, frisou. Ele aconselhou os formandos a atuarem em defesa da UERN. “Não adianta mostrar números, se vocês estiverem bem a gente está bem. Não deixem rasgar o nome da universidade, defendam a universidade”, destacou.

O reitor fez uma prestação de contas da viagem a Brasília onde esteve nos Ministérios da Educação, Saúde, Ciência e Tecnologia e Esporte. “Em nenhum momento chegamos lá dizendo que somos uma instituição pequena do interior ou que temos deficiências. Dissemos que somos uma instituição de ensino superior”, lembrou.

Para Pedro Fernandes, nada substitui a alegria de ver os alunos colando grau. “Podemos construir prédios, melhorar cursos, mas nada substitui a emoção de ver vocês com o capelo na cabeça. Façam bom uso desses diplomas”, concluiu