...

EN

ES

Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

COORDENAÇÃO CONFIRMA EVENTO PARA OS DIAS 1 E 2 DE DEZEMBRO

A coordenação do II CONLID ( Colóquio Nacional de Linguagem e Discurso) confirma para os dias 1 e 2 de dezembro, na Faculdade de Letras e Artes (FALA), da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), a realização do evento e anuncia novas datas para envio de trabalhos e especifica a lista de Grupos de Trabalho com suas respectivas ementas.
O Colóquio é uma iniciativa do GEDUERN (Grupo de Estudos do Discurso da UERN), em parceria com o GPELL(Grupo de Pesquisa em Estudos Linguísticos e Literários), o Grupo de Estudos em Tradução(GET), o Departamento de Letras Vernáculas(DLV), Departamento de Letras Estrangeiras(DLE) e Departamento de Arte(DART), da Faculdade de Letras e Artes( FALA), da UERN.
O objetivo proporcionar ampla discussão, de caráter interdisciplinar, sobre a relação entre sujeito e linguagem na atualidade, congregando pesquisadores e linhas de pesquisa que articulem saberes na produção de conhecimento em diferentes domínios discursivos. Ocorre como forma de divulgar a produção acadêmica realizada sobre tais questões na Universidade do Estado do Rio Grande do Norte e a fim de intercambiar os conhecimentos aí produzidos com os de outras instituições do país.
O foco das discussões em conferências e nos Grupos de Trabalho (GTs) reside na atualidade da temática do sujeito e a sua relação com as práticas discursivas e modos de enunciação diversos e com a sociedade. Logo, a proposição dessa edição do evento deve-se a necessidade de ampliar as discussões realizadas na sua primeira edição e estimular novos olhares em torno da temática proposta.
A comissão organizadora do II CONLID – Colóquio Nacional de Linguagem e Discurso vem, por meio desta circular, apresentar a lista dos doze Grupos de Trabalho inscritos no evento e comunicar acerca das novas datas para submissão de propostas de comunicação oral e painel.

NOVOS PRAZOS PARA INSCRIÇÕES

Como participantes (para as modalidades 1 e 21): envio de resumos será até o dia 20 de novembro de 2011.
1 Enquadram-se na modalidade 1 as propostas de comunicações para os Grupos de trabalho, que são destinados a Alunos de Pós-Graduação e Pós-Graduados (Especialização, Mestrado e Doutorado), Professores Universitários e Pesquisadores. Enquadram-se na modalidade 2 as propostas de painel. Os painéis são destinados a alunos de Graduação e Professores da Rede Básica de Ensino.
2 Enquadram-se na modalidade 3 todos aqueles que não se dispõem a apresentar trabalhos, mas desejam ter acesso à programação geral do evento.
Como participantes (para a modalidade 32): envio de resumo até o dia 29 de novembro de 2011.
Envio de cartas de aceite pelos coordenadores do Grupo de Trabalho: de 21 a 22 de novembro de 2011.
2 GRUPOS DE TRABALHO

1. MEMÓRIA, HISTÓRIA E FICÇÃO: A MULTIPLICIDADE DO DISCURSO LITERÁRIO
Proponentes:
Prof. Ms. Marcos Vinicius Medeiros da Silva
Prof. Ms. Pedro Fernandes de Oliveira Neto
correio eletrônico: gt1conlid@yahoo.com.br
Ementa: Com este Grupo de Trabalho desejamos propiciar à comunidade acadêmica, aos profissionais e aos estudantes de Letras e áreas afins a oportunidade de discutir, de forma abrangente e crítica, questões concernentes à multiplicidade do discurso literário. Assim, tendo como foco a prosa ou poesia, aceitam-se trabalhos que tratem de questões ligadas à memória, à história, às identidades, trânsitos e fluxos dos sujeitos na literatura.
2. ESTUDOS DE TRADUÇÃO
Proponentes:
Prof. Ms. Nilson Roberto Barros da Silva
Prof. Ms. Emílio Soares Ribeiro
correio eletrônico: gt2conlid@yahoo.com.br
Ementa: Este Grupo de Trabalho almeja a socialização de pesquisas recentes envolvendo tradução. Inclui trabalhos sobre Tradução Literária, Tradução e Ensino, Tradução Audiovisual, Tradução e Linguística de Corpus, Tradução Intersemiótica, entre outros.

3. DISCURSOS E PRÁTICAS NO ENSINO-APRENDIZAGEM DE INGLÊS
Proponentes:
Prof. Dr. José Roberto Alves Barbosa
Prof. Dr. Marcos Nonato de Oliveira
correio eletrônico: gt3conlid@yahoo.com.br
Ementa: Esse Grupo de Trabalho discutirá temáticas relacionadas às práticas discursivas de professores, alunos e materiais didáticos no contexto de ensino-aprendizagem de inglês.
4. GÊNEROS DO DISCURSO, AUTORIA E ENSINO DA PRODUÇÃO TEXTUAL
Proponentes:
Profa. Ms. Hubeônia Morais de Alencar
Prof. Ms. Lucas Vinício de Carvalho Maciel
correio eletrônico: gt4conlid@yahoo.com.br
Ementa: Este Grupo de Trabalho pretende reunir pesquisas que versem sobre a temática dos gêneros textuais/discursivos, do dialogismo, da autoria e do estilo, a partir de uma perspectiva bakhtiniana. Procuramos congregar estudos teóricos sobre essas questões, assim como pesquisas voltadas à discussão das práticas de ensino/aprendizagem de produção textual em espaços escolares e acadêmicos, no sentido de suscitar reflexões sobre o papel do professor no exercício pedagógico.
5. ESTUDOS ARGUMENTATIVOS DO DISCURSO
Proponentes:
Prof. Dr. Gilton Sampaio de Souza
Profa. Ms. Rosa Leite da Costa
correio eletrônico: gt5conlid@yahoo.com.br
Ementa: Este Grupo de Trabalho pretende reunir estudos que reflitam sobre os processos argumentativos da linguagem, podendo envolver perspectivas teóricas de argumentação na língua e/ou no discurso, considerando a função social da linguagem, os possíveis interlocutores, os gêneros discursivos e/ou os contextos focalizados, as condições de produção e o caráter dialógico da linguagem.

6. COMUNICAÇÃO, CULTURA E SOCIEDADE
Proponentes:
Profa. Ms. Márcia Pinto
Profa. Ms. Janice Leal de Carvalho
correio eletrônico: gt6.conlid@yahoo.com.br
Ementa: O Grupo de Trabalho aceita pesquisas que discutam efeitos culturais das práticas midiáticas, genealogia da cultura a partir dos meios de comunicação, processos comunicacionais, uso e consumo midiático, gêneros e linguagens midiáticas e estudos que articulem mídia memória e sociedade.
7. SUJEITOS, IMAGINAÇÃO POÉTICA E PRÁTICAS COTIDIANAS
Proponentes:
Profa. Dra. Karlla Christine Araújo Souza
Profa. Ms. Luzia Ferreira Pereira Eneas
correio eletrônico: gt7conlid@yahoo.com.br
Ementa: O propósito deste Grupo de Trabalho é congregar trabalhos de diferentes áreas do conhecimento capazes de fazer dialogar estudos e pesquisas em torno da condição do sujeito humano (seja por meio da ficção ou da análise empírica), das múltiplas manifestações artísticas/literárias que são produtos e produtoras de imaginação poética, bem como de diferentes práticas sociais cotidianas desenvolvidas com base em um conjunto de saberes e experiências de vida.
8. TRABALHOS EM ANÁLISE DO DISCURSO: ABORDAGENS, OBJETOS E MÉTODOS
Proponentes:
Profa. Dra. Francisca Maria de Souza Ramos Lopes
Profa. Dra. Marcília Luzia Gomes da Costa
correio eletrônico: gt8conlid@yahoo.com.br
Ementa: O Grupo de Trabalho propõe-se a discutir pesquisas voltadas para a descrição e interpretação de enunciados em diferentes domínios discursivos e materializados em diferentes linguagens (verbal e/ou imagética) com foco para análise dos modos de circulação e produção de sentidos dos enunciados, a relação memória, história e efeitos de sentido, mecanismos de produção de identidades na atualidade, a relação práticas discursivas e modos de subjetivação na contemporaneidade.
9. OLHARES PARA O ENSINO/APRENDIZAGEM DO ESPANHOL COMO LÍNGUA ESTRANGEIRA
Proponentes:
Profa. Ms. Maria Solange de Farias
Prof. Dr. Pedro Adrião da Silva Júnior
Profa. Ms. Márcia Socorro Ferreira de Andrade
correio eletrônico: gt9conlid@yahoo.com.br
Ementa: Este Grupo de Trabalho visa discutir pesquisas na área de ensino/aprendizagem do espanhol como língua estrangeira, principalmente relacionados a estudos de interlíngua, tradução, métodos e abordagens aplicados ao ensino de ELE, material didático, estratégias de ensino/aprendizagem, como também discutir aspectos interculturais envolvidos no ensino desta língua.

10. DISCURSOS E PRÁTICAS NO CAMPO DA EDUCAÇÃO
Proponentes:
Profa. Dra. Maria do Socorro da Silva Batista
Profa. Dra. Arilene Maria Soares de Medeiros
Profa. Ms. Francisca Otília Neta
correio eletrônico: gt10conlid@yahoo.com.br
Ementa: Entendendo a educação como um campo de investigação multi e interdisciplinar, a presente proposição do GT, no âmbito do II CONLID – Colóquio Linguagem e Discurso, pretende suscitar discussões em torno dos novos paradigmas no campo da pesquisa educacional, os quais têm provocado reconfigurações tanto no plano dos discursos quanto no das práticas educativas. Sob os enfoques dos novos paradigmas, a realidade da educação na atualidade, seja na perspectiva do currículo, da formação, das políticas, da gestão, do ensino-aprendizagem e da avaliação, tem provocado desafios diversos sob os quais os sujeitos escolares precisam constantemente redimensionar seus saberes e práticas.
11. A LINGUAGEM MUSICAL NUMA PERSPECTIVA PEDAGÓGICA: POSSIBILIDADES E EXPERIÊNCIAS PRÁTICAS
Proponentes:
Prof. Ms. Helder Pereira Alves
Prof. Esp. Carlos Batista
correio eletrônico: gt11conlid@yahoo.com.br
Ementa: Este Grupo de Trabalho tem por objetivo discutir questões relacionadas à transmissão da linguagem musical em contextos distintos. Considerando as diferentes situações em que ocorre o ensino de música e sua relação com seu entorno cultural, este espaço tem como foco debater a respeito das diferentes possibilidades, processos e situações pedagógicas, considerando-as como recursos didático pedagógicos possíveis de serem utilizados em sala de aula.
12. O ETHOS MUSICAL: A MÚSICA E SUA INTERAÇÃO SOCIAL
Proponentes:
Prof. Ms. Henderson J. Rodrigues dos Santos
Profa. Ms. Luz Yanaina Alvarez Campos Rodrigues
correio eletrônico: gt12conlid@yahoo.com.br
Ementa: Este Grupo de Trabalho tem por objetivo reunir comunicações que tratem do uso da música como ponte de criação de relações sociais, bem como a interação desta arte com a tecnologia, filosofia, sociologia, política, lógica, matemática, cognição entre outras. O objetivo principal é compreendermos como se dá a interação entre linguagem musical e os vários campos de atuação e conhecimento social, como os transforma e como é transformada e como contribui para criar novas perspectivas de ações.
LOCAL DO EVENTO
Faculdade de Letras e Artes
Universidade do Estado do Rio Grande do Norte
Campus Central
Av. Prof. Antônio Campos, s/n Pres Costa e Silva BR 110 Km 46 CEP 59600 970
Todas as informações em
http://conlid.blogspot.com/
CONTATO
correio eletrônico: conlid.uern@yahoo.com.br
Siga nossa Fan Page no Facebook: II CONLID – Colóquio Nacional de Linguagem e Discurso
Siga-nos no Twitter: @IICONLID
COMISSÃO ORGANIZADORA
Prof. Dr. Franciso Paulo da Silva
Prof. Ms. Pedro Fernandes de Oliveira Neto
Profa. Ms. Ana Maria de Carvalho
Prof. Ms. Edgley Freire Tavares
Prof. Ms. Emílio Soares Ribeiro
Prof. Ms. Hubeônia Morais de Alencar
Prof. Dr. José Roberto Alves Barbosa
Prof. Ms. Lucas Vinício de Carvalho Maciel
Profa. Ms. Maria Solange de Farias
Mossoró/RN – Brasil, novembro de 2011

 

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support