Conto do Auto de Natal no Reino de Pindorama vai virar livro

O  Auto de Natal no Reino de Pindorama vai virar livro! A versão impressa e eletrônica  do texto teatral, encenado na UERN Natal em dezembro de 2019, estará disponível já em dezembro de 2020, graças a aprovação do projeto submetido ao edital de cultura da FUNCARTE (Fundação Cultural Capitania das Artes) através da Lei Federal 14.017/2020 de Emergência Cultural Aldir Blanc.

A aprovação do projeto prevê a publicação do texto autoral do espetáculo, que é do prof. Denilson David, os registros fotográficos da apresentação do Auto na UERN Natal, promovida pela EdUCA – Escola de Extensão da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, no ano de 2019, e o prefácio da professora Irene van den Berg.

“Recebemos essa notícia com muita alegria! É um presente para todos nós que participamos da produção e execução do Auto de Natal e um brinde a excelência do trabalho dramatúrgico do prof. Denilson David”, conta a profa. Irene van den Berg, Chefe Administrativa da Escola da UERN – EdUCA

O projeto aprovado com nota 98,8 e publicado hoje, 30/10/2020 no Diário Oficial do Município, prevê uma tiragem inicial de 500 cópias da versão impressa, disponibilização gratuita do livro em sua 1ª edição na versão e-book, realização de um evento virtual de lançamento e doação de 150 exemplares do livro impresso para a Fundação Cultural Capitania das Artes – FUNCARTE.

O texto do Auto de Natal no Reino de Pindorama de autoria do prof. Denilson David,  foi fruto do trabalho desenvolvido na Escola de Extensão da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte – EdUCA na UERN Natal nos anos de 2018 e 2019. A EdUCA desenvolve ações contínuas com oferta de cursos de extensão nas linguagens artísticas do teatro, da dança e da música para a comunidade. No encerramento das atividades desenvolvidas ao longo de 2018, surgiu a ideia de montagem de um auto natalino, reunindo os alunos de diferentes turmas, o que foi realizado por meio de adaptação de um texto renomado. A experiência com a comunidade foi tão exitosa que em 2019 a proposta foi replicada, dessa vez, com a representação de um texto autoral: O Auto de Natal no Reino de Pindorama.

“Estou muito feliz com a aprovação deste projeto! Transformar o nosso espetáculo do Auto de Natal em livro é uma oportunidade de partilhar a história e os ideias da narrativa do Reino de Pindorama com outros públicos, da mesma maneira que reforça e fortalece a minha parceria com a UERN, através da EdUCA! Sou muito grato a todos que contribuíram para que esse sonho se tornasse realidade”, conta David.

Sinopse da obra: O Auto de Natal no Reino de Pindorama, apresenta um reino distante, lugar de muitas paisagens e povos, conhecido por suas belezas raras e naturais, por sua gente alegre, festiva e destemida. nessa terra, após uma longa guerra entre as famílias sangue azul e sangue encarnado, o reino passa a ser governado por uma rainha má, que proíbe seu povo de comemorar o natal. A medida tirana levará dois jovens a se aventurar numa jornada em busca do espírito natalino. Nesse percurso, eles encontrarão personagens e danças da cultura popular nordestina. A narrativa é a uma metáfora encantada dos dias passados e do tempo presente, tratando de valores como a afetividade, o amor e o perdão.

Texto da Profa. Dra. Márcia de Oliveira Pinto