CONSUNI ratifica homenageados durante Assembleia Universitária de 50 anos da UERN

O Conselho Universitário da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (CONSUNI/UERN) apreciou e aprovou os Ad Referendums que outorgou os títulos honoríficos, título de professor emérito e diploma do mérito administrativo que serão concedidos durante a Assembleia Universitária de 50 anos da UERN. A concessão dos títulos por Ad Referendum se fez necessária devido à ausência de quorum qualificado em duas reuniões do CONSUNI.

Conforme decisão ratificada pelo colegiado, a Universidade concederá o título de Doutor Honoris Causa ao professor português Boaventura de Sousa Santos. Professor Catedrático Jubilado da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra e Distinguished Legal Scholar da Faculdade de Direito da Universidade de Wisconsin-Madison e Global Legal Scholar da Universidade de Warwick, Boaventura de Sousa Santos é reconhecido mundialmente pelo seu trabalho em defesa da educação como prática social transformadora e por seu papel político em defesa da democracia e de uma sociedade mais igualitária e justa.

Também será concedido o título de Professor Honoris Causa ao bispo diocesano Dom Mariano Manzana. O reitor Pedro Fernandes Ribeiro Neto lembrou de todo apoio que a Diocese de Santa Luzia, através do bispo, tem dado à Universidade. “Em diversas oportunidades, a Diocese de Santa Luzia, por meio de Dom Mariano Manzana, foi uma das vozes que saíram em defesa da UERN. Estamos muito felizes em conceder esse título”, afirmou Pedro Fernandes.

Serão homenageados ainda a professora Lúcia Musmeé Pedrosa de Lima Rangel, com o título de Professor Emérito, e a servidora Maria da Paz Medeiros, do Campus Avançado de Caicó, com o Diploma de Mérito Administrativo. “É uma honra para o Campus de Caicó ter uma servidora homenageada com o Diploma de Mérito Administrativo. Desde a fundação do Campus, Maria da Paz vem desempenhando um trabalho exemplar, com toda dedicação ao serviço”, destaca o diretor da unidade, Álvaro Lima.

As homenagens, com exceção do título de Doutor Honoris Causa, serão entregues no dia 28 de setembro, no Teatro Municipal Dix-huit Rosado, com a tradicional Assembleia Universitária.

Homenageados
Doutor Honoris Causa –Boaventura de Sousa Santos