Consuni inicia apreciação do novo Regimento Geral da Uern

O Conselho Universitário (CONSUNI) da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) iniciou, nesta quarta-feira, 15, a apreciação do novo Regimento Geral da Instituição. As discussões relacionadas ao documento ocorrerão em mais três reuniões extraordinárias, em dois turnos, distribuídas nos dias 05 de outubro, 19 de outubro e 09 de novembro.

Na manhã de hoje, o Conselho aprovou o Capítulo I e a Seção I do Capítulo II da proposta do regimento, os quais tratam da estrutura universitária e dos órgãos colegiados superiores da Instituição.

No mesmo turno, houve também a posse dos novos conselheiros: Profª. Shirlene Santos Mafra Medeiros (recondução), Prof. José Teixeira Neto, Profª. Jéssica Neiva de Figueiredo Leite, Prof. Álvaro Marcos Pereira Lima (recondução), Profª. Sirleyde Dias de Almeida, TNM. Erison Natécio da Costa Torres, TNM. Nalina Clara Braga Lira (recondução), TNM. Lucas Moreira Rosado (recondução) e TNS. Ivana Soares Barros.

Depois de um intervalo, a reunião teve prosseguimento no período da tarde para discutir pontos da Seção 2 e Subseção 1 – Disposições gerais, e a despedida da reitora em exercício professora Dra. Fátima Raquel Rosado Morais da presidência do Conselho.

A próxima reunião do colegiado será conduzida pela reitora eleita, professora Dra. Cicilia Raquel Maia Leite, que tomará posse no dia 28 de setembro durante a Assembleia Universitária, evento que comemora os 53 anos da Uern, juntamente com o vice-reitor Francisco Dantas de Medeiros Neto.

Fátima Raquel agradeceu aos conselheiros pelo aprendizado e convivência que teve no período em que presidiu o Consuni e conduziu a Uern na ausência por licença do reitor Pedro Fernandes Ribeiro Neto.

“Gratidão a cada um de vocês por ter me permitido viver, aprender, ressignificar o discurso democrático, o diálogo, pela oportunidade. Viver a gestão de uma universidade é uma escola sem limite. A gente aprende a viver com adversidades, e com isso a gente vai se reinventando, criando resistência, isso é muito a cara da Uern, um aprimoramento contínuo. Agradecer o que cada um de vocês trouxe a mim. Peço desculpas por algumas vezes não ter conseguido atender a tudo e a todos, mas somos falíveis, somos humanos”, agradeceu.

O conselheiro Francisco Dantas de Medeiros, vice-reitor eleito, parabenizou Fátima Raquel pelo trabalho realizado, sobretudo pelo protagonismo da Uern no enfrentamento da pandemia do novo coronavírus (Covid-19).

“Nos mostrou uma competência que a gente já sabia que ela tinha, mas que foi potencializada e ficou ainda mais evidente. Muito obrigado pela condução, pela amizade, pela leveza. Obrigado por ter nos ensinado, por nos mostrar que é possível sim, mesmo na dificuldade, conduzir a Universidade de forma correta, segura, responsável”, parabenizou.

Também se despediram do Consuni os conselheiros Antônio Laurindo, Emanoel Márcio e Wendson Dantas.

As reuniões dos Conselhos são realizadas pelo Google Meet e transmitidas pelo canal Uern Oficial no YouTube. Para assistir à primeira parte da reunião clique AQUI. A segunda parte pode ser vista AQUI.