CONSUNI aprova voto paritário para eleições na UERN

A Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) viveu nesta quinta-feira (15), um momento histórico em sua trajetória de 48 anos. O Conselho Universitário (CONSUNI/UERN) aprovou, por unanimidade, a Paridade para as eleições na UERN.

Com isso, os três segmentos da UERN – Docentes, Técnicos e Estudantes – terão o mesmo peso na escolha dos dirigentes da Instituição. A medida, que alterou Estatuto vigente da UERN, já entra em vigor para o próximo processo eleitoral da sucessão de Reitor e Vice-Reitor da UERN. Após a discussão democrática, também foi definida a fórmula que será utilizada para garantir a paridade. (Veja a Resolução N.º 37/2016-CONSUNI e a Resolução N.º 38/2016-CONSUNI).

O assunto volta a ser discutido na próxima reunião do CONSUNI, agendada para o dia 20 de dezembro, quando também terá continuidade a discussão sobre o novo Estatuto da UERN.

“Fico muito feliz em participar desse momento, não só como Reitor, mas como professor da Universidade. A Instituição está praticando a horizontalidade e a igualdade entre os segmentos. A Universidade é pautada pelos professores, técnicos e estudantes, além da comunidade que também tem representantes no CONSUNI. Essa não é uma luta individual de ninguém, é um conjunto… É um caminho natural de transparência, democratização e inter-relação entre os seus atores”, afirmou o Reitor Pedro Fernandes.

A reunião também marcou a posse do diretor do Campus de Natal, prof. Francisco Dantas de Medeiros Neto, no CONSUNI, e a despedida de três conselheiros que concluíram seus mandatos: professor Paulo Caetano Davi, o técnico Fábio Bentes Tavares de Melo e o técnico José Ivanaldo Dias Xavier.