...

EN

ES

Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Consuni aprova modelo de votação on-line para reitor e vice-reitor da Uern

O Conselho Universitário da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (CONSUNI/UERN) aprovou o modelo de votação on-line para a consulta para a formação da lista tríplice para reitor e vice-reitor da Instituição para quadriênio 2021/2025. A deliberação foi feita em reunião realizada na manhã desta sexta-feira, 5.

De acordo com a relatora Meyre Ester Barbosa, a escolha on-line será feita através do SIG-Eleições, modelo que já é utilizado com sucesso para eleições de reitor na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e outras Instituições de Ensino Superior (IES). “O SIG-Eleições possui funcionalidades no âmbito gerencial, auditoria, testes operacionais, testes de segurança dos bancos de dados, homologação do sistema que garante segurança e lisura ao processo de consulta”, destaca.

Além de possibilitar maior agilidade e comodidade à consulta para reitor e vice-reitor da Universidade, o modelo de votação on-line se adequa às recomendações das autoridades sanitárias quanto a evitar situações que gerem aglomeração devido à pandemia causada pelo coronavírus.

O Edital para a consulta para reitor e vice-reitor da Universidade deverá ser publicado no dia 12 de fevereiro. Já o período para registro de candidatura ao pleito será de 24 a 26 de fevereiro. A campanha será de 22 de março a 13 de abril e a votação ocorrerá no dia 14 de abril, de forma remota, através da plataforma SIG-Eleições.

Durante a reunião do Consuni, também foi apreciado o voto de vista da conselheira Irani Lopes da Silveira sobre o processo 04410027.002828/2020/30, que trata sobre a proposta de minuta de resolução protocolada pela Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (PROGEP). A proposição altera a Resolução 14/2020, que dispõe sobre as normas complementares para a composição da lista tríplice para a escolha de reitor e vice-reitor, diretor e vice-diretor de Unidade e chefe e subchefe de Departamento Acadêmico.

A minuta prevê, entre outros pontos, que a eleição para diretor e vice-diretor de unidades universitárias e chefe e subchefe de departamentos acadêmicos seja realizada mediante sufrágio direto, secreto e paritário, pelos corpos docente, discente e técnico-administrativo da Uern, sendo nomeado o candidato mais votado.

O pedido de vista ocorreu devido à necessidade de analisar mais profundamente uma proposta de resolução, anexada ao processo, que sugeria alterações na redação da minuta encaminhada pela Progep, especialmente no que diz respeito à escolha de chefe e subchefe de departamento. Para a conselheira Irani Lopes, as alterações propostas, de forma prática, feriam o princípio do voto paritário para a escolha de chefe e subchefe do departamento. Sendo assim, o voto de vista da Conselheira apontava para a aprovação da minuta tal qual foi proposta pela Progep, o qual foi aprovado por maioria do Conselho.

Para o presidente do Sindicato de Técnicos-administrativos da Uern (SINTAUERN), Elineudo Melo, a aprovação da minuta na íntegra representa uma conquista para o segmento. “Conseguimos mais uma vitória para nossa categoria, no Consuni. Derrubamos uma proposta de resolução que retirava a paridade para eleições de chefe e subchefe de departamentos”, comemora.

A reunião do Consuni foi transmitida pelo canal da Uern Oficial no YouTube e está disponível através deste link.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support