Conservatório de Música da UERN comemora data hoje com entrega de comendas a personalidades

O Conservatório de Música D’alva Stella Nogueira Freire, da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte UERN) comemora hoje (17), 25 Anos de existência com entrega de comendas a personalidades que fizeram parte de sua história. A solenidade começa às 19h30, presidida pelo reitor Pedro Fernandes Ribeiro Neto, na sede da instituição, localizada á Rua Almino Afonso, Centro, ao lado da Faculdade de Enfermagem.

Serão homenageados com a comenda 25 Anos do Conservatório de Música os professores Sebastião Araújo Alves das Graças, Nara Vasconcelos, Felipe Caetano de Oliveira, Paulo Afonso Linhares, João Lima Rocha Neto, Josafá Inácio da Costa e Antônio de Farias Capistrano e ao representante da Professora D’alva Stella Nogueira Freire.

Oficializado em 1989 com a missão de incentivar a produção artística e promover o crescimento musical de seus alunos, o Conservatório de Música D’alva Stella Nogueira Freire, passou a contar inicialmente, com o Coral UERN regido pelo professor Josafá Inácio da Costa. O Coral foi o primeiro passo para a criação do Conservatório de Música e que deu início a atividade musical na universidade.

Antes, em 1988, por intermédio do professor João Lima Rocha Neto e do então Pró-Reitor de Extensão, Felipe Caetano de Oliveira, o Conservatório de Música iniciou suas atividades, sendo oficializado a 22 de dezembro do ano seguinte (1989), pela resolução 12/89-CONSUNI, na gestão de Antônio de Farias Capistrano.

Atualmente dirigido por Hallyson Dantas, o Conservatório de Música já atendeu 314 alunos e recebe não somente estudantes de Mossoró, como também de cidades circunvizinhas e dos estados do Ceará e Paraíba. Com 11 Grupos Musicais em atividade, o Conservatório realiza diversas apresentações mensais, seja em projetos, como o da Caravana Natalina, seja em eventos em Mossoró e Região.

O Diretor Hallyson Dantas disse que essas atividades postas à disposição da comunidade, contribuem para a divulgação e preservação da cultura musical popular e erudita, bem como para o desenvolvimento musical e artístico na sociedade mossoroense.

A programação para a noite desta quarta-feira prevê ainda a exibição de vídeo sobre a história do Conservatório de Música, produzido pelo Setor de audiovisual da Pró-Reitoria de Extensão da UERN. Um jantar de confraternização pela oferecido aos convidados, fecha a programação dos 25 Anos do Conservatório de Música.