Conservatório de Música convida comunidade a prestigiar apresentação da SESI Big Band

O Conservatório de Música D´Alva Stella Nogueira Freire divulga a apresentação da SESI Big Band, nesta sexta-feira, dia 28, às 20h, no Teatro Municipal Dix-huit, em Mossoró. O show contará com a participação especial da renomada cantora de jazz Taryn Szpielman. A apresentação terá entrada gratuita e os convites poderão ser retirados na portaria do teatro no dia da apresentação. O diretor do Conservatório, Hallyson Dantas, destaca que esta é uma excelente oportunidade para os alunos do Conservatório e do curso de Música da UERN.

Criada no ano passado, a SESI Big Band é uma orquestra de jazz formada pelos instrutores/professores do projeto SESI Arte do RN. O projeto tem como foco o ensino da música instrumental e está sendo desenvolvido nas unidades do Serviço Social da Indústria de Natal, Mossoró, Macau e Assu.

A SESI Big Band potiguar é inspirada nas Big Bands (Grandes Bandas) dos anos 1920 e 1950, e tem como maestro o músico português Eugênio Graça. Uma de suas finalidades é levar ao público o vasto repertório jazzístico disponível para esta formação, assim como difundir a linguagem do jazz e o estudo da música.

O seu repertório vai do Swing até ao Latin Jazz, passando pelo Bebop, Funk Jazz e Free Jazz. Para os concertos em Natal e Mossoró, a SESI Big Band convida a cantora de jazz Taryn Szpilman, que interpretará temas, entre conhecidos standard’s de jazz e blues arranjados especialmente para este encontro em solo potiguar.

SOBRE O MAESTRO EUGÊNIO GRAÇA

Músico, professor e maestro, Eufgênio Graça possui titulação de mestrado e doutorado, nasceu em 1978 em Portugal. Iniciou estudos musicais com 6 anos de idade na Orquestra Filarmónica de Vagos, ingressando aos 10 anos no Conservatório de Música de Aveiro, onde estudou saxofone.

Fez o Curso Internacional de Saxofone no Conservatório Superior de Música de Amsterdam. Frequentou por dois anos o curso livre de Saxofone na Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo do Porto com Henk Van Twillert.

Fez vários workshops de saxofone em países como França, Itália, Espanha e EUA. Depois de concluídos todos os seus estudos clássicos deu os primeiros passos no jazz com a participação em vários Workshops e Masterclass’s. Estudou Latin Jazz em Havana (Cuba) na Afro-Cuban Jazz Summer School. Tem aprofundado ao longo dos anos a sua grande paixão, no Latin Jazz, estudando e tocando com grandes nomes desse estilo.

SOBRE TARYN SZPILMAN

Taryn Szpielman nasceu em um berço musical. Há mais de uma década vem se aprofundando e dedicando à tradição do Jazz & Blues e suas vertentes como Soul e Rock Clássico. De origem Russa/ Alemã/ Polonesa e herdeira da família que tem como nome ilustre o pianista Wladyslaw Szpilman (personagem do filme de Roman Polanski “O Pianista” 2002), a cantora representa a quinta geração musical da família.

Filha de um dos fundadores da tradicional big band Rio Jazz Orchestra – Marcos Szpilman, que foi líder e maestro da orquestra por mais de 30 anos – considerada uma das melhores big bands em atividade no mundo.

Como vocalista da Rio Jazz Orchestra gravou 2 discos, um DVD, estrelou o aclamado espetáculo “Tributo à Billie Holiday” em 2003 e posteriormente, um outro musical de sua autoria: “Divas do Jazz”. Com uma vasta experiência como intérprete, Taryn tem frequentado todos os grandes Festivais de Jazz & Blues pelo Brasil afora (Rio das Ostras Jazz & Blues 2008 e 2010, Rock In Rio 2011 e 2013), e também no exterior como o Montreux Jazz Festival.