CONSERVATÓRIO ANUNCIA ABERTURA DE INSCRIÇÕES A CURSOS

O Conservatório de Música Dalva Stela Nogueira Freire, órgão da Pró-Reitoria de Extensão da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (PROEX/UERN), anuncia processo de inscrição e processo seletivo para preenchimento das vagas iniciais do Curso de Formação Musical e o Curso de Musicalização do Conservatório ao ano letivo de 2010.

Segundo o edital, o ingresso ao curso de Formação Musical se dará por meio de processo seletivo constituído de uma prova teórica, uma prova prática e breve entrevista. Poderão participar alunos com idade de 13 anos acima. Poderão participar alunos com idade entre 8 e 12 anos, sendo que estes não farão o teste de aptidão.

Para o Curso de Formação Musical serão oferecidas 60 vagas, para candidatos com idade mínima de 13 anos, assim distribuídas: 20 vagas no matutino, 20 para o vespertino e 20 para o noturno. O aluno escolherá o instrumento que deseja aprender no Curso de Formação Musical, no ato da matrícula após sua aprovação no processo seletivo.

Para o Curso de Formação Musical, as inscrições deverão ser efetuadas no horário das 8h às 11h e das 13h30h às 17h (horário local), no período de 2 a 5  de fevereiro.  No ato da inscrição do candidato será cobrado um valor de R$ 10,00. No ato da inscrição, o candidato ou seu responsável deverá apresentar documento de identidade.

Para o Curso de Musicalização, a matrícula deverá ser realizada no dia 18 de fevereiro de 2010, no horário das 8h às 11h e das 13h30h às 17h (horário local). No ato da matrícula na Musicalização, além de efetuar o pagamento de R$ 25,00 (vinte e cinco reais) correspondente à primeira mensalidade, o aluno deverá entregar: Cópia da certidão de nascimento, do documento de identidade (apresentar original e entregar cópia nítida) e duas fotos 3×4.

As provas do processo seletivo para o Curso de Formação Musical serão realizadas no dia 21 de fevereiro de 2010 com início às 8 horas. No dia da realização das provas, o candidato deverá comparecer ao Conservatório de Música D´Alva Stella Nogueira Freire , 30 minutos antes delas serem iniciadas, a fim de ser identificado, munido de um documento de identificação oficial com foto e o comprovante de inscrição.

Não será permitida, em hipótese alguma, a entrada do candidato após o horário do início das provas.

O processo seletivo compreenderá dois momentos distintos. O primeiro momento consistirá em uma prova teórica. O segundo momento acontecerá em seguida e consistirá em uma prova de caráter prático e uma breve entrevista. O candidato com necessidade especial, caso necessite realizar as provas em condições especiais, deverá requerê-las no ato da inscrição, através de requerimento específico, ao qual deverá ser anexado atestado médico descritivo de sua necessidade. Será eliminado o candidato que deixar de realizar pelo menos uma das provas.

A prova teórica abordará os seguintes assuntos: Pauta, claves e notas; Linhas e espaços suplementares; figuras de som e de pausa, divisão proporcional dos valores, ligadura e ponto de aumento, acento métrico, tom e semitom, graus da escala, escala diatônica de dó maior, sinais de alteração; compassos simples.

A prova prática é baseada em pontos que verifiquem a percepção auditiva: entoação, afinação, repetição de pequenas estruturas rítmicas e melódicas e uma breve entrevista.

O preenchimento das vagas dar-se-á através de processo classificatório, obedecendo-se à ordem decrescente do total de pontos obtidos pelos candidatos, não sendo classificado o candidato que obtiver nota inferior a 5,0 (cinco). Na hipótese de igualdade de pontos na nota final, o desempate será feito considerando-se a  maior nota na prova prática.

O resultado final será divulgado em Edital, o qual será fixado nos quadros de avisos do Conservatório de Música D’Alva Stella Nogueira Freire – CMDSNF e divulgado no site http://www.uern.br, no dia 24 de fevereiro de 2010.   matrícula para as crianças do Curso de Musicalização será no dia 18 de fevereiro de 2010, no horário de 8:00h as 11:00h e de 13:30h as 17:00h. A matrícula para os candidatos aprovados no teste de aptidão no Curso de Formação Musical será nos dias 25 e 26 de fevereiro de 2010, no horário de 8:00h as 11:00h e de 13:30h as 17:00h.

No ato da matrícula, além de efetuar o pagamento de R$ 25,00 (vinte e cinco reais) correspondente à primeira mensalidade, o candidato aprovado deverá entregar: Cópia da certidão de nascimento, do documento de identidade (apresentar original e entregar cópia nítida) e duas fotos 3×4.