Consepe encerra reuniões ordinárias de 2020

O Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CONSEPE) da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) realizou sua 7ª reunião geral ordinária na manhã desta quarta-feira, 2,  e a última ordinária de 2020.

Conduzida pela professora Dra. Fernanda Marques de Queiroz, conselheira decana, em substituição à reitora em exercício, professora Dra. Fátima Raquel Rosado Morais, que cumpre agenda em Brasília nesta semana, a reunião foi transmitida no canal da Uern Oficial no Youtube e pode ser revista ao final deste texto.

A docente recebeu com tranquilidade e alegria a informação de que conduziria pela primeira vez uma reunião do colegiado. “Foi muito importante presidir, saber que a gente pode estar contribuindo de alguma forma para democratizar as discussões na UERN”, destacou a professora da Faculdade de Serviço Social (FASSO).

A política de inclusão adotada pela Uern teve destaque mais uma vez durante a reunião. Duas intérpretes da Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS), Vanessa Nascimento e Cleudenice Feitosa, auxiliaram a requerente Rafaela Sulamita da Silva Praxedes, com surdez, a compreender a apreciação e deliberação do seu requerimento de reativação de vínculo institucional e em seguida uma nova data para ser avaliada pela Junta Multiprofissional.

Com aprovação da relatora e da maioria dos conselheiros, a aprovada no Sistema de Seleção Unificada (SiSU) será convocada novamente pra a Junta Multiprofissional e, sendo aprovada, estará apta a fazer a matrícula na Universidade para ingressar no curso de Pedagogia (Campus Central).

Na reunião foi aprovada a formalização do Laboratório de Movimento e Saúde (LabMOS), vinculado ao Departamento de Educação Física do Campus Central, e que já existe desde 2014, realizando diversos estudos voltados para atividades físicas promotoras de saúde em grupos variados (hipertensos, obesos, diabéticos, HIV, deficientes etc) em diferentes faixas etárias.

No seu voto, o relator Prof. Francisco de Assis Costa da Silva ressaltou que a formalização vai facilitar, por exemplo, a captação de recursos, criação de cursos e especializações e realização de convênios com outras instituições. O voto favorável foi acompanhado pelos demais conselheiros.

A concessão de um certificado de conclusão de estágio pós-doutoral nos programas de pós-graduação da Uern foi outro ponto discutido e aprovado pelos conselheiros.

“O processo apresenta pertinência, uma vez que objetiva, de modo geral, certificar o cumprimento de estágio pós-doutoral realizado por pesquisadores no âmbito de programas de pós-graduação na Uern. Entende-se que a certificação de estágio cumprido é uma importante medida para assegurar ao pós-doutorado e ao programa de pós-graduação e comprovação de um estágio realizado”, analisou, em voto, o professor Dr. Wendson Dantas, pró-reitor de Ensino de Graduação.

Entre outros assuntos, na reunião foi aprovado o Projeto Pedagógico do Curso (PPC) das graduações em Letras – Língua Espanhola, Licenciatura, do Campus Avançado de Pau dos Ferros, e do curso de Jornalismo, bacharelado, Campus Central.