Consepe aprova Resolução que regulamenta o desenvolvimento remoto de atividades acadêmicas

Na manhã desta quarta-feira, 4, O Conselho de Ensino e Pesquisa (Consepe) da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern) deliberou e aprovou a Resolução Nº 38/2022 – Ad Referendum Consepe/Uern – que dispõe sobre a possibilidade de desenvolvimento remoto de atividades acadêmicas referentes ao Semestre Letivo 2021.2. A resolução foi publicada na edição do Jornal Oficial da Uern (Jouern) do dia 28 de abril, com a previsão que a matéria deveria ser analisada ulteriormente pelo plenário do Conselho.

De acordo com a Resolução, poderão ser realizadas remotamente reuniões dos órgãos colegiados das Unidades e Departamentos Acadêmicos; orientações de Trabalho de Conclusão de Curso e de Iniciação Científica; eventos institucionais de âmbito local, nacional ou internacional; e defesas de Trabalhos de Conclusão de Curso que contem com a participação de membro externo e/ou de discente com residência em município diferente do campus sede do respectivo curso.

Também podem ocorrer remotamente, aulas de componentes curriculares que apresentarem dificuldade para integralização de sua carga horária, em decorrência de encerramento de contratação temporária, devidamente atestada pela Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (Progep).

Fazem parte do rol as aulas referentes a componentes curriculares ministrados por docente vinculado a campus diferente do campus sede do curso de graduação ligado à oferta, nos casos em que houver insuficiência de docentes para suprir a oferta no Departamento de origem, devidamente declarada tal situação pela Progep.

As aulas a serem ministradas em dias de sábado letivo e/ou em dias de ponto facultativo, em face das dificuldades de deslocamento discente e considerada a presença facultativa das equipes administrativas de cada setor; reposição de aulas referentes ao período remoto e, por fim, ações referentes a Projetos de Ensino, Pesquisa e Extensão também poderão ser de forma remota.

A realização remota das atividades mencionadas deve ser objeto de autorização pelo Departamento dos respectivos cursos.

Fica a Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (Progep) autorizada a promover os registros de resultados de componentes curriculares e de matrículas a eles subsequentes que não forem realizados dentro do prazo estabelecido em calendário acadêmico quando o atraso em questão decorrer de questões relacionadas à contratação temporária de docentes.

Câmara de Extensão do Consepe
Ainda durante a reunião desta quarta-feira, o Consepe definiu a composição da Câmara de Extensão do Conselho. A Câmara de Extensão está prevista no Regimento Geral e no Estatuto da Uern, e tem como objetivo discutir e deliberar ações de extensão que chega ao Consepe.

A Câmara de Extensão do Consepe é o ente que vai construtir e melhorar a política de extensão universitária. A proposta é fortalecer cada vez mais a extensão, aproximando a Uern da sociedade.