Consepe aprova Regulamento dos Cursos de Graduação

O novo Regulamento dos Cursos de Graduação (RCG) da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) foi aprovado nesta quarta-feira (28) pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Consepe). As alterações entrarão em vigor no semestre letivo de 2017.1.

Entre as principais novidades trazidas pelo documento, estão a ampliação do prazo máximo para a conclusão dos cursos de graduação e a atualização dos processos de mobilidade intrainstitucional e de oferta de disciplinas em caráter especial.

Conforme explica a pró-reitora de Ensino de Graduação da UERN, Inessa Linhares, a prorrogação do prazo máximo para a conclusão da graduação – atualmente de dois semestres letivos – passará a ser de até 50% do tempo total do curso. Desse modo, um aluno que teria um prazo de quatro anos para concluir um curso, por exemplo, poderá prorrogar esse período por até mais dois anos.

No caso dos estudantes com deficiência ou com necessidades especiais, acrescenta, esse acréscimo, antes limitado em até 50% do tempo total do curso, será agora definido conforme a necessidade de cada discente, sem que haja um limite previamente definido.

“É uma forma de facilitar a permanência dos alunos na universidade”, ressalta Inessa. Ela destaca que a mudança terá um grande impacto sobre os estudantes que, por terem alguma deficiência ou necessidade especial, enfrentam uma dificuldade maior para cursar todas as disciplinas de cada semestre.

Superação dos obstáculos

Para Marcos Benício Pinheiro, 28, estudante do quinto período de Ciências da Religião, no Campus de Natal, a flexibilização dos prazos representa um grande apoio para permanecer no curso. Após sofrer um acidente vascular cerebral aos 19 anos, Marcos foi acometido por uma hemiplegia – um tipo de paralisia cerebral que limita sua fala e locomoção.

O quarto período do curso, relata, foi muito difícil de acompanhar devido à quantidade de disciplinas que teve de cumprir. “Agora, você diminui a quantidade (de disciplinas por semestre) e aumenta a qualidade (do curso)”, afirma Marcos.

Mudança de campus

De acordo com Inessa, outra alteração que beneficiará os estudantes será o fim do limite de vezes para que o estudante de determinado curso mude de campus. Até o momento, aponta, os alunos matriculados só podem alterar o campus onde estudavam duas vezes durante a graduação. A partir do próximo semestre, porém, não haverá mais essa limitação, dependendo a transferência apenas da disponibilidade de vagas.

A pró-reitora destaca ainda que será alterado o processo de oferta de disciplinas especiais, como forma de beneficiar, por exemplo, os estudantes que reprovaram determinadas disciplinas e precisam de novas vagas no período seguinte.

Inessa também ressalta que o RCG deverá ser publicado até o fim da próxima semana. “É muito importante que os estudantes, professores, técnicos e toda a comunidade acadêmica procure conhecer o regulamento”, frisa.