CONSEPE aprova regulamentação do Programa de Mestrado Profissional em Letras

A regulamentação do Programa de Mestrado Profissional em Letras (PROFLETRAS/UERN) foi aprovada por unanimidade pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CONSEPE) na quarta-feira, 6 de janeiro. O PROFLETRAS será coordenado pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e conta com a participação de 37 instituições de Ensino Superior e aproximadamente 280 docentes de todas as regiões do país. O Programa oferece ao todo 1000 vagas. A Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) é uma das instituições associadas.

Ao todo serão oferecidas 30 vagas distribuídas nos polos de Assu, Mossoró e Pau dos Ferros. Cada polo contará com 10 vagas. Inicialmente seriam oferecidas apenas 10 vagas para a UERN, no Campus Avançado “Professora Maria Elisa de Albuquerque Maia” (CAMEAM), em Pau dos Ferros, mas a Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PROPEG) conseguiu, após reunião com os gestores do Programa, triplicar o número de vagas levando a criação de mais duas unidades do PROFLETRAS para o Campus Avançado “Prefeito Walter de Sá Leitão” (CAWSL), em Assu, e para o Campus Central, em Mossoró, respectivamente.

O Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Prof. Dr. Wogelsanger Oliveira, considera um importante avanço para a UERN: “Esse programa, recomendado pela CAPES, com conceito 4, insere a nossa instituição em uma das principais diretrizes do PNPG (2011-2020), que se trata da contribuição e melhoria na qualidade do ensino da educação básica”, afirma o professor Wogel, ressaltando que este é o primeiro Programa de Mestrado Profissional da UERN.

Cada Polo do PROFLETRAS contará com coordenação própria. Em Pau dos Ferros, a coordenadora será a professora Maria Lúcia Pessoa Sampaio, doutora na área de Educação; em Assu será a professora Cássia de Fátima Matos dos Santos, doutora na área de Letras; em Mossoró, o coordenador será o professor José Roberto Alves Barbosa, doutor na área de Letras.

O Curso – O público alvo do PROFLETRAS é formado por professores do Ensino Fundamental na docência em Língua Portuguesa. Com aulas semi-presenciais, ministradas nos fins de semana, o PROFLETRAS tem a mesma duração de um Mestrado Acadêmico – 2 anos. Além da oferta de bolsas da CAPES, para todos os alunos, a coordenação geral do Programa PROFLETRAS sinalizou a disponibilidade de apoio estrutural para cada unidade com equipamentos de videoconferência, tela de projeção interativa e um tablet para cada aluno do programa.

Datas – De acordo com a PROPEG, o edital do PROFLETRAS será lançado no início de março, com início das aulas previstas para o mês de julho.

Mais informações:
3315-2132 – DPG/PROPEG