...

EN

ES

Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

CONSEPE aprova regulamentação do Programa de Mestrado Profissional em Letras

A regulamentação do Programa de Mestrado Profissional em Letras (PROFLETRAS/UERN) foi aprovada por unanimidade pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CONSEPE) na quarta-feira, 6 de janeiro. O PROFLETRAS será coordenado pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e conta com a participação de 37 instituições de Ensino Superior e aproximadamente 280 docentes de todas as regiões do país. O Programa oferece ao todo 1000 vagas. A Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) é uma das instituições associadas.

Ao todo serão oferecidas 30 vagas distribuídas nos polos de Assu, Mossoró e Pau dos Ferros. Cada polo contará com 10 vagas. Inicialmente seriam oferecidas apenas 10 vagas para a UERN, no Campus Avançado “Professora Maria Elisa de Albuquerque Maia” (CAMEAM), em Pau dos Ferros, mas a Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PROPEG) conseguiu, após reunião com os gestores do Programa, triplicar o número de vagas levando a criação de mais duas unidades do PROFLETRAS para o Campus Avançado “Prefeito Walter de Sá Leitão” (CAWSL), em Assu, e para o Campus Central, em Mossoró, respectivamente.

O Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Prof. Dr. Wogelsanger Oliveira, considera um importante avanço para a UERN: “Esse programa, recomendado pela CAPES, com conceito 4, insere a nossa instituição em uma das principais diretrizes do PNPG (2011-2020), que se trata da contribuição e melhoria na qualidade do ensino da educação básica”, afirma o professor Wogel, ressaltando que este é o primeiro Programa de Mestrado Profissional da UERN.

Cada Polo do PROFLETRAS contará com coordenação própria. Em Pau dos Ferros, a coordenadora será a professora Maria Lúcia Pessoa Sampaio, doutora na área de Educação; em Assu será a professora Cássia de Fátima Matos dos Santos, doutora na área de Letras; em Mossoró, o coordenador será o professor José Roberto Alves Barbosa, doutor na área de Letras.

O Curso – O público alvo do PROFLETRAS é formado por professores do Ensino Fundamental na docência em Língua Portuguesa. Com aulas semi-presenciais, ministradas nos fins de semana, o PROFLETRAS tem a mesma duração de um Mestrado Acadêmico – 2 anos. Além da oferta de bolsas da CAPES, para todos os alunos, a coordenação geral do Programa PROFLETRAS sinalizou a disponibilidade de apoio estrutural para cada unidade com equipamentos de videoconferência, tela de projeção interativa e um tablet para cada aluno do programa.

Datas – De acordo com a PROPEG, o edital do PROFLETRAS será lançado no início de março, com início das aulas previstas para o mês de julho.

Mais informações:
3315-2132 – DPG/PROPEG

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support