CONSEPE aprova projetos e dá posse a novos conselheiros

O Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (CONSEPE/UERN) realizou reunião geral ordinária nesta quarta-feira (3). Na reunião tomaram posse os conselheiros Edmar Eduardo de Moura Vieira (representante suplente da Faculdade de Direito) e Joseane Abílio de Souza Ferreira (representante suplente do Campus de Patu).

Na ordem do dia do CONSEPE foram apreciados e aprovados os seguintes processos:

• Ad Referendum nº 045/2019 – CONSEPE, que altera, do segundo para o primeiro semestre letivo, a oferta de vagas iniciais do Curso de Graduação em Turismo da Faculdade de Ciências Econômicas (FACEM).
  • Processo nº 6.443/2018 – UERN, que altera o PPC de Medicina e modifica a oferta da estrutura de estágio curricular/internato.
  • Processo nº 2.767/2018 – UERN, que institucionaliza o Laboratório de Parasitologia Médica – LABPAM – e aprova o seu Regimento Interno.
  • Processo nº 5097/2018 – UERN, que solicita a retificação no texto da Resolução nº 57/2016 – CONSEPE.

Durante a reunião do Conselho, a Associação dos Docentes da UERN (ADUERN) apresentou, através de informe feito pela conselheira Verônica Aragão, solicitação à revisão do calendário acadêmico aprovado pelo CONSEPE em março deste ano. A associação questiona a divisão dos 30 dias de férias docente em dois períodos de 15 dias, além de dificuldades no estágio obrigatório dos estudantes. Antes do início da reunião, representantes da associação fizeram uma roda de debates sobre o assunto, no pátio da Reitoria, e protocolaram solicitação de revisão junto à Secretaria dos Conselhos.

Pró-reitor adjunto de Ensino de Graduação, Wendson Dantas explicou que o direito de férias dos professores foi respeitado, e que a proposta de calendário, que dividiu as férias em dois períodos, foi aprovada pela maioria do CONSEPE. Ele relembrou que à época da votação, os conselheiros entenderam que seria um esforço necessário para regularizar o calendário para o bem dos estudantes, não apenas os que já estão na Instituição, mas também dos ingressantes. O calendário universitário foi submetido e aprovado pelo CONSEPE em março de 2019.

O reitor Pedro Fernandes, presidente do Conselho, fez uma reflexão sobre a importância de preservar as decisões do Conselho e preservar sua autonomia. “Como presidente deste Conselho, meu papel é seguir as decisões tomadas por ele. Esta decisão foi tomada após muita discussão, onde essas e outras questões foram ponderadas. Peço que intensifiquemos os diálogos, discutamos no momento adequado, votemos no que julgamos correto e que respeitemos as decisões tomadas por este Conselho”, concluiu o reitor.