...

EN

ES

Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

CONSEPE aprova minutas de resolução que visam a valorização dos servidores

Em reunião ordinária, realizada na manhã desta quarta-feira, 2, o Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CONSEPE) da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) aprovou duas minutas de resolução que visam a valorização dos servidores da instituição.

Uma delas trata das normas para a concessão do regime de trabalho de tempo integral com Dedicação Exclusiva (DE) para os docentes. A minuta extingue a necessidade de um edital de seleção para a concessão do regime de exclusividade. Sendo assim, os professores interessados em solicitar a DE e que atendam aos critérios regulamentais terão seus processos deferidos.

A ideia é desburocratizar o processo de solicitação da DE. “Nos últimos anos, facilitamos o processo de concessão do regime de trabalho de tempo integral. Hoje, 84% do quadro de professores da UERN têm Dedicação Exclusiva”, revela o reitor da Universidade, o professor Dr. Pedro Fernandes Ribeiro Neto. Para ele, o incentivo à dedicação exclusiva possibilita trazer os professores para dentro da Universidade, além de permitir que eles possam se dedicar com mais afinco aos trabalhos de ensino, pesquisa e extensão.

Outra minuta de resolução aprovada pelo CONSEPE na reunião desta quarta-feira diz respeito às normas de capacitação do pessoal técnico-administrativo da UERN. O reitor Pedro Fernandes lembra que a Universidade já desenvolve um trabalho de incentivo à qualificação dos técnicos, com a liberação dos servidores para treinamentos, capacitação e cursos de pós-graduação. A minuta aprovada objetiva regulamentar esse processo.

Entre outros pontos, a minuta de resolução prevê a liberação dos técnicos-administrativos para dedicação em tempo integral aos programas de pós-graduação fora da sede onde estão lotados. A licença pode ser de até 24 meses para cursos de mestrado, 36 meses para doutorado e 12 meses para pós-doutorado. No caso de o programa de pós-graduação ser na própria sede, os servidores podem ser liberados parcialmente, devendo cumprir 50% da carga horária. “A proposta é incentivar a qualificação desse segmento tão importante para a Universidade”, finaliza o reitor.

POSSE

Durante a reunião ordinária, o Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CONSEPE) da Universidade do Estado do Rio Grande (UERN) empossou o conselheiro Professor Dr. José Ricardo Silveira, representante suplente da Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais (FAFIC). O novo membro agradeceu a oportunidade de voltar a tomar assento no Conselho, enfatizando a importância do colegiado para a Universidade. “É aqui onde são tomadas as decisões importantes de nossa Universidade”, frisa Ricardo Silveira.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support