Consepe aprova instituição de três datas relacionadas aos direitos humanos no Calendário Universitário

O Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Consepe) aprovou, nesta quarta-feira (3), a inserção do “Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra”, do “Dia Internacional da Eliminação da Violência contra a Mulher” e do “Dia Internacional das Pessoas com Deficiência” nos calendários universitários da Uern.

As datas estão agora oficialmente instituídas no calendário da Universidade e serão celebradas, respectivamente, nos dias 20 de novembro, 25 de novembro e 3 de dezembro.

“Nós entendemos que é através da ação que podemos defender cada vez mais os direitos humanos. Isso está muito em consonância com o que a nossa gestão coloca para os próximos quatros anos. Essa pauta é histórica para a nossa Universidade e outros pontos poderão ser acrescidos ao nosso calendário acadêmico. Já pedimos à Pró-Reitoria de Ensino de Graduação que verifique outros marcos importantes que possamos acrescentar no calendário acadêmico”, frisou a reitora da Uern e presidente do conselho, professora Cicília Maia, durante a apreciação do processo.

“A inserção das datas em questão em nosso calendário, entendo como uma ação afirmativa de reconhecimento e visibilização de questões sociais, econômicas e políticas profundamente atuais e, portanto, relevantes para os fins públicos de nossa Universidade, que já nos fins de seu Estatuto preocupa-se com a formação do pensamento crítico e reflexivo, com a construção de uma sociedade igualitária e com o incentivo ao conhecimento dos problemas do mundo presente”, salientou a conselheira relatora do processo e ouvidora da Uern, Séphora Edite.

Também nesta quarta-feira, o Consepe aprovou minuta de resolução com normas para a distribuição de carga horária docente.

A reunião completa pode ser assistida neste link.

Saiba mais sobre cada uma das datas aprovadas:

Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra
Comemorado no 20 de novembro, simboliza o reconhecimento e a valorização da raça negra para o Brasil, e tem por escopo buscar reduzir as desigualdades raciais no país, ato condizente com os princípios e valores encartados na Declaração Universal dos Direitos Humanos.

Dia Internacional da Eliminação da Violência contra a Mulher
Celebrado a 25 de novembro, busca promover a reflexão sobre as múltiplas formas de violências impelidas às mulheres, além de cobrar de autoridades a criação e implementação de políticas públicas voltadas para a erradicação desse tipo de violência.

Dia Internacional das Pessoas com Deficiência
Instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU) e celebrado em 3 de dezembro, objetiva conscientizar a sociedade para a edificação de um mundo mais inclusivo, com mais igualdade de oportunidades para todos os cidadãos, sobretudo para aqueles com algum tipo de deficiência.