...

EN

ES

Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Consepe aprova instituição de três datas relacionadas aos direitos humanos no Calendário Universitário

O Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Consepe) aprovou, nesta quarta-feira (3), a inserção do “Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra”, do “Dia Internacional da Eliminação da Violência contra a Mulher” e do “Dia Internacional das Pessoas com Deficiência” nos calendários universitários da Uern.

As datas estão agora oficialmente instituídas no calendário da Universidade e serão celebradas, respectivamente, nos dias 20 de novembro, 25 de novembro e 3 de dezembro.

“Nós entendemos que é através da ação que podemos defender cada vez mais os direitos humanos. Isso está muito em consonância com o que a nossa gestão coloca para os próximos quatros anos. Essa pauta é histórica para a nossa Universidade e outros pontos poderão ser acrescidos ao nosso calendário acadêmico. Já pedimos à Pró-Reitoria de Ensino de Graduação que verifique outros marcos importantes que possamos acrescentar no calendário acadêmico”, frisou a reitora da Uern e presidente do conselho, professora Cicília Maia, durante a apreciação do processo.

“A inserção das datas em questão em nosso calendário, entendo como uma ação afirmativa de reconhecimento e visibilização de questões sociais, econômicas e políticas profundamente atuais e, portanto, relevantes para os fins públicos de nossa Universidade, que já nos fins de seu Estatuto preocupa-se com a formação do pensamento crítico e reflexivo, com a construção de uma sociedade igualitária e com o incentivo ao conhecimento dos problemas do mundo presente”, salientou a conselheira relatora do processo e ouvidora da Uern, Séphora Edite.

Também nesta quarta-feira, o Consepe aprovou minuta de resolução com normas para a distribuição de carga horária docente.

A reunião completa pode ser assistida neste link.

Saiba mais sobre cada uma das datas aprovadas:

Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra
Comemorado no 20 de novembro, simboliza o reconhecimento e a valorização da raça negra para o Brasil, e tem por escopo buscar reduzir as desigualdades raciais no país, ato condizente com os princípios e valores encartados na Declaração Universal dos Direitos Humanos.

Dia Internacional da Eliminação da Violência contra a Mulher
Celebrado a 25 de novembro, busca promover a reflexão sobre as múltiplas formas de violências impelidas às mulheres, além de cobrar de autoridades a criação e implementação de políticas públicas voltadas para a erradicação desse tipo de violência.

Dia Internacional das Pessoas com Deficiência
Instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU) e celebrado em 3 de dezembro, objetiva conscientizar a sociedade para a edificação de um mundo mais inclusivo, com mais igualdade de oportunidades para todos os cidadãos, sobretudo para aqueles com algum tipo de deficiência.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support