Consepe aprova criações de programa, política de formação de professores e cursos de pós-graduação na Uern

O Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CONSEPE) da Fundação Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (FUERN), em sua 6ª reunião geral ordinária realizada virtualmente na manhã de hoje, 14, aprovou a minuta de resolução que institui na Uern a política de formação de professores com base no trabalho colaborativo entre a Instituição e as escolas da Educação Básica dos Sistemas Municipais e Estadual de Educação.

Realizada pelo Google Meet e transmitida pelo canal Uern Oficial no YouTube, a reunião resultou também na aprovação da minuta de resolução que aprova a criação do Programa Institucional de Iniciação Científica, Tecnológica e Artístico-cultural no âmbito da Uern.

Neste mesmo sentido, foi aprovado o regulamento que dispõe sobre a institucionalização da pesquisa acadêmica-científica, tecnológica, artística-cultural e de inovação no âmbito da Uern.

Foram criados o Curso de Especialização em Economia de Empresas, modalidade latu sensu, vinculado ao Departamento de Economia do Campus Avançado de Assú da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) e o Curso de Especialização em Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar inserido no Programa Gente do Campo.

Os conselheiros aprovaram ainda o regulamento que dispõe sobre a criação e o funcionamento dos cursos de pós-graduação lato sensu oferecidos pela Uern; a minuta de resolução que aprova o Projeto Pedagógico do Curso (PPC) da Graduação em Letras – Língua Portuguesa, Grau Acadêmico Licenciatura, Modalidade à distância, vinculado ao Campus Central; o PPC de Graduação em Ciência e Tecnologia, Grau Acadêmico Bacharelado, Modalidade Presencial, vinculado ao Campus Avançado de Natal.

“Além do curso de graduação aprovado recentemente, a especialização vem para valorizar ainda mais o homem do campo, fortalecer a agricultura familiar do nosso estado e proporcionar mais desenvolvimento”, destacou a presidente do Consepe, reitora em exercício Fátima Raquel Rosado Morais.

Tomaram posse na reunião os conselheiros professores Gutemberg Henrique Dias (recondução), José Anselmo de Carvalho Júnior, Antônio Jânio Fernandes e Ivana Alice Teixeira Fonseca.

A minuta de resolução que regulamenta redução em 25% do total da carga horária do Estágio Supervisionado Obrigatório (Internato) do curso de Medicina enquanto durar os efeitos do Decreto Estadual Nº 30.301, de 22 de dezembro de 2020, foi retirada de pauta devido a um pedido de vistas de um conselheiro.