Conselho Universitário aprova Hino Oficial da UERN

O Conselho Universitário da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (CONSUNI/UERN) aprovou por unanimidade nesta sexta-feira (27) o hino oficial da instituição.

A letra tem composição do poeta Antônio Francisco e de Fábio Monteiro. A música é de Fábio Monteiro e os arranjos para orquestra e coro são de Gideão Lima.

De acordo com a diretora da Faculdade de Letras e Artes (FALA) da UERN, Hubeônia Alencar, para a aprovação, o CONSUNI solicitou a análise de uma comissão técnica formada pelos professores do Departamento de Artes da FALA, Isaac Rufino de Araújo, Antônio Carlos Batista e Henderson de Jesus Rodrigues. A diretora também destacou a participação de dois egressos da UERN na composição do hino da instituição. “Fábio Monteiro e Gideão Lima são graduados em música pela UERN e instrutores da Escola de Música D’alva Stella Nogueira Freire. Para nós, é um orgulho e uma satisfação saber que essa contribuição é fruto do trabalho desenvolvido na própria instituição”, afirmou.

Vice-diretor da Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais (FAFIC), Marcílio Falcão destacou: “Se observarmos, as principais palavras deste hino são ‘Liberdade e Educação’. O poeta Antônio Francisco foi muito feliz nesta composição, em destacar esses dois valores que retratam tão bem a nossa instituição”, analisou o professor.

O reitor Pedro Fernandes destacou a importância histórica deste momento, quando se comemora 50 anos da UERN. “Saímos dessa reunião do CONSUNI muito felizes com a aprovação do hino, que ficará marcado para sempre na história da nossa UERN. Alegria maior é pelo fato de ter sido composto por artistas daqui, que possuem tanta identificação com a instituição, com a sua história, suas lutas e sua importância para o Rio Grande do Norte”, analisou o reitor.

O hino será agora gravado pela Escola de Música da UERN, e deverá ser lançado dentro das comemorações dos 50 anos da instituição, no mês de setembro.

HINO OFICIAL DA UERN

Música: Fábio Monteiro
Letra: Antônio Francisco/Fábio Monteiro
Arranjos: Gideão Lima