...

EN

ES

Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Conselho Universitário aprova Hino Oficial da UERN

O Conselho Universitário da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (CONSUNI/UERN) aprovou por unanimidade nesta sexta-feira (27) o hino oficial da instituição.

A letra tem composição do poeta Antônio Francisco e de Fábio Monteiro. A música é de Fábio Monteiro e os arranjos para orquestra e coro são de Gideão Lima.

De acordo com a diretora da Faculdade de Letras e Artes (FALA) da UERN, Hubeônia Alencar, para a aprovação, o CONSUNI solicitou a análise de uma comissão técnica formada pelos professores do Departamento de Artes da FALA, Isaac Rufino de Araújo, Antônio Carlos Batista e Henderson de Jesus Rodrigues. A diretora também destacou a participação de dois egressos da UERN na composição do hino da instituição. “Fábio Monteiro e Gideão Lima são graduados em música pela UERN e instrutores da Escola de Música D’alva Stella Nogueira Freire. Para nós, é um orgulho e uma satisfação saber que essa contribuição é fruto do trabalho desenvolvido na própria instituição”, afirmou.

Vice-diretor da Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais (FAFIC), Marcílio Falcão destacou: “Se observarmos, as principais palavras deste hino são ‘Liberdade e Educação’. O poeta Antônio Francisco foi muito feliz nesta composição, em destacar esses dois valores que retratam tão bem a nossa instituição”, analisou o professor.

O reitor Pedro Fernandes destacou a importância histórica deste momento, quando se comemora 50 anos da UERN. “Saímos dessa reunião do CONSUNI muito felizes com a aprovação do hino, que ficará marcado para sempre na história da nossa UERN. Alegria maior é pelo fato de ter sido composto por artistas daqui, que possuem tanta identificação com a instituição, com a sua história, suas lutas e sua importância para o Rio Grande do Norte”, analisou o reitor.

O hino será agora gravado pela Escola de Música da UERN, e deverá ser lançado dentro das comemorações dos 50 anos da instituição, no mês de setembro.

 

HINO OFICIAL DA UERN

 

Música: Fábio Monteiro
Letra: Antônio Francisco/Fábio Monteiro
Arranjos: Gideão Lima

 

Neste chão em que fecunda
A semente do saber,
Que germina esperança
Na certeza do crescer

Ensinando e aprendendo,
Do sertão ao litoral,
Este sonho em terra fértil
Para ser universal

És UERN a pilastra
Que sustenta o grande plano,
Doravante vai pungindo
A missão do ser humano

refrão

Somos a UERN,
Nos orgulhamos em educar
Somos livres pela força do espírito,
A liberdade está dentro de nós

Nós buscamos consciência,
Nossa emancipação,
O respeito a nossa gente,
No vigor à educação

Exaltemos aos docentes,
Nosso corpo estudantil,
Servidores que trabalham
Para o avanço do Brasil

Prometemos ir em frente
Com o sol da igualdade,
Na vereda da justiça
Campeando a liberdade

refrão
Somos a UERN,
Nos orgulhamos em educar
Somos livres pela força do espírito,
A liberdade está dentro de nós

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support