Conselho Diretor da Fuern aprova política de prevenção e enfrentamento das violências contra as mulheres

O Conselho Diretor da Fundação Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Fuern) aprovou hoje, 21, a política de prevenção e enfrentamento das violências contra as mulheres no âmbito da Instituição. Uma série de iniciativas estão sendo preparadas para combater esse problema estrutural na sociedade.

Integrante da comissão preparatória da minuta de resolução, Sephora Edite, titular da Ouvidoria da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern), festejou a aprovação.

“Muito feliz de ver essa pauta sendo concretizada e a nossa universidade, mais uma vez, dando o exemplo para outras instituições”, disse.

Entre as ações a serem realizadas, haverá a construção de um painel observatório para dar visibilidade à temática e a criação de uma rede estruturada de apoio e combate nos âmbitos do ensino, pesquisa, extensão e atividades administrativas.

A reitora Cicília Maia, parabenizando as integrantes da comissão, também comemorou essa “política bastante esperada pela nossa comunidade acadêmica. Nossa universidade vai ser referência para outras instituições que ainda não têm uma iniciativa como essa”.

A conselheira Ana Maria Morais Costa destacou a relevância e robustez dessa política que terá atuação em várias áreas, não só na identificação, denúncia e punição, mas na formação dos profissionais.

Para a conselheira Irani Lopes da Silveira, não há mais espaço para a violência em nenhum lugar e a universidade não vai permitir que esses casos aconteçam. “Essa política vai sair do papel, vai virar ação e a universidade vai viver novas eras”, acrescentou.

Demais pautas

Os(as) conselheiros(as) aprovaram, em seguida, a prorrogação da licença-paternidade por mais 15 dias para os servidores da Fuern. Atualmente, a licença pelo nascimento ou adoção de filho é de 05 dias consecutivos, conforme o Regime Jurídico dos Servidores do Estado e das Autarquias e Fundações Públicas Estaduais.

O colegiado aprovou ainda a minuta de resolução que regulamenta a concessão, a manutenção e a prestação de contas do auxílio-saúde no âmbito da Fuern; a minuta de resolução que dispõe sobre a política de uso e de armazenamento em nuvem relativa ao e-mail nos domínios e subdomínios “uern.br” e a adesão da Fuern ao Sistema Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP).

Também foram aprovados os itens 13 e 14 do Projeto Pedagógico e a Planilha para Planejamento Básico do Curso de Licenciatura em Pedagogia, modalidade presencial, do Campus Avançado de Assú; o Projeto Pedagógico do Curso de Bacharelado em Administração, modalidade presencial, do Campus Central; o Projeto de Criação do Curso de Graduação em Educação Física, modalidade Presencial, com área básica de ingresso (ABI) e Grau Acadêmico Licenciatura ou Bacharelado, no Campus Avançado de Pau dos Ferros; e os itens 13 e 14 do Projeto Pedagógico e respectiva Planilha de planejamento do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, modalidade presencial, do Campus Central.

A 4ª Reunião Ordinária do Conselho Diretor foi transmitida no canal Uern Oficial no YouTube e pode ser assistida AQUI na íntegra.