Conselho Diretor aprova equidade de gênero na gestão superior da Uern

O Conselho Diretor (CD) da Fundação Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Fuern) aprovou, durante sua 7ª reunião geral ordinária realizada virtualmente na tarde de hoje, 23, a proposta de resolução que regulamenta a disponibilização de vagas na gestão superior da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) para servidoras mulheres.

Ao tomar posse como nova reitora, a professora Dra. Cicília Raquel Maia Leite montou a equipe de auxiliares formada com no mínimo 50% dos cargos de alta escalão sendo ocupados por mulheres. Das sete pró-reitorias titulares, cinco são ocupadas por professoras.

“Fico muito feliz com essa ação concreta da Universidade quanto à equidade de gênero. É algo que temos lutado muito para darmos oportunidade às mulheres. Com esse gesto concreto da nossa Universidade, vamos dar o exemplo a outras instituições”, comentou a presidente da Fuern e reitora da Uern, professora Dra. Cicília Raquel Maia Leite.

Os conselheiros aprovaram também um convênio entre a Fuern e a Prefeitura de Pau dos Ferros, que estabelece a cooperação científica, pedagógica, técnica e operacional para a formação, em nível de pós-graduação, de residentes nas diferentes especialidades médicas, dos Programas de Residência Médica do município em parceria com a Uern, para atuarem no Sistema Único de Saúde (SUS).

Com a mesma prefeitura, foi aprovado um novo convênio da Fuern para ceder espaços do Campus Avançado de Pau dos Ferros para o funcionamento temporário da Escola Municipal Nila Rêgo, a qual passará por um período de reforma.

O colegiado também aprovou a atualização dos valores de horas-aulas para as atividades docentes de Ensino, Pesquisa, Extensão e Pós-Graduação; foi favorável aos convênios com o Município de Quixeré (Ceará) e com a empresa LegAut Tecnologia LTDA para a realização de estágios; e ainda admitiu as cooperações internacionais da Fuern com a Universidade dos Açores (Portugal), e com o Instituto Superior Politécnico São João Bosco (Guiné-Bissau).

“Finalizada a nossa pauta, agradecer a todos, e dizer que estou extremamente feliz por fazer essa reunião do Conselho Diretor com ações tão significativas que aprovamos hoje. Só pra fazer um compilado, fizemos aprovação de convênios de estágios, de cooperações internacionais, atualização de valores de hora-aula para servidores, resolução que trata sobre a equidade de gênero e, por fim, uma grata felicidade relacionada às parcerias que estamos fazendo com nossos municípios – só pra gente perceber a dimensão da nossa Universidade e o quanto somos significativos para o desenvolvimento do nosso estado”, finalizou a presidente do Conselho.

A reunião foi realizada pelo Google Meet e transmitida no canal Uern Oficial no YouTube. Para assistir clique AQUI.