Conselho Diretor aprova proposta de Orçamento Anual, do exercício fiscal de 2023, da Fuern

O Conselho Diretor aprovou por unanimidade a proposta de Orçamento Anual, do exercício fiscal de 2023, da Fundação Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Fuern), em sua 8ª reunião ordinária, presidida pelo vice-reitor Chico Dantas e realizada nesta terça-feira, 22.

Trata-se da primeira peça financeira após a aprovação da autonomia financeira e dos planos de cargos, carreiras e remunerações dos técnicos-administrativos e dos docentes.

A proposta teve origem no Planejamento, Orçamento e Finanças (Proplan), com apoio da atuação da Comissão do Orçamento Participativo, que fez o levantamento das necessidades com base nos saldos disponíveis.

De acordo com Ítalo Dantas, pró-reitor adjunto da Proplan, outras mudanças legislativas imporão à administração universitária, nos próximos anos, aprimorar a cultura de debate orçamentário com sua comunidade. Em 2023, por exemplo, a Fuern terá que publicar o plano de contratações já no primeiro semestre, por exigência da nova lei de licitações.

“Vão chegando novos desafios e a cada passo a gente vai conseguindo trazer [essas novidades] junto à Comissão de Orçamento Participativo”, explicou.

Membro da comissão temática composta para elaborar a Matriz de Alocação de Recursos Orçamentários 2023, o professor Adonias Júnior lembrou que o orçamento da Uern para o próximo ano é de 2,5% da receita líquida do RN. Tendo em vista a previsão de arrecadação de R$ 13,6 bilhões, fica destinado à Universidade R$ 341 milhões.

O professor salientou ainda que a gestão buscou ampliar, o mais rápido possível, a participação da comunidade na elaboração do orçamento.

Além disso, com os recursos, será possível dar andamento a reformas de infraestrutura, algumas cuja demanda advém há mais de uma década. Esta semana, os diretores das unidades receberão uma planilha para discutirem como serão distribuídos os recursos.