Congresso Nacional Uern: Sala Temática discute os desafios da educação pública

“Os desafios da educação pública para um novo tempo” foi o tema discutido nesta tarde, 22, na Sala Temática 7 do II Congresso Nacional da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), realizado de 20 a 24 deste mês de forma remota.

O encontro foi transmitido pelo canal Uern Oficial no YouTube. Para assistir na íntegra clique AQUI.

O debate contou com a participação de Aécio Cândido de Sousa, presidente do Conselho Estadual de Educação; Márcia Maria Gurgel Ribeiro, secretária adjunta de Estado da Educação, da Cultura, do Esporte e do Lazer; professora Dra. Fátima Raquel Rosado Morais, reitora em exercício da UERN; com a mediação do professor Dr. Fabiano Mendes, da UERN.

Ao abrir o evento, o professor Fabiano Mendes comentou que o novo tempo em que estamos vivendo “nos faz parar pra pensar sobre o longínquo ano de 2019”.

“Falo longínquo pela situação que nos encontramos, que nos faz às vezes ter a noção de que a chamada vida normal antes do isolamento social, do teletrabalho, do ensino remoto, aconteceu há muito tempo. Estamos vivenciando a saturação, essa condensação do tempo, em virtude de uma contingência de uma força maior que surge de forma natural e depois se transforma numa questão social e que obriga a nos modificarmos culturalmente”, disse antes de apresentar os debatedores.

Aécio Cândido, ex-vice-reitor e professor aposentado da Uern, na sua fala inicial, fez um apanhado histórico da evolução da educação e que hoje está globalizada.

“Essas características desencadeiam novos desafios. Há necessidade de conhecimentos globais porque certos mecanismos dessa sociedade de hoje se dão de forma global. Num contexto desse o que ensinar? Há uma vastidão muito grande de conhecimento para que o indivíduo se torne um elemento do seu tempo, participante de uma sociedade globalizada”, abordou.

A secretária adjunta da Educação, da Cultura, do Esporte e do Lazer comentou que a realidade atual é bastante desafiante, não somente por conta da pandemia, mas de vários outros fatores sociais.

“Partindo de uma perspectiva mais ampla de pensar a educação como um processo civilizatório, como um processo de desenvolvimento humano, como um processo cultural, temos aí desafios grandes pra pensar as nossas próprias relações em sociedade”, destacou Márcia Maria.

A reitora em exercício da Uern relembrou as dificuldades enfrentadas pela Uern logo a partir do início da pandemia até hoje com os inúmeros desafios do ensino remoto e do teletrabalho.

“Por mais que tenhamos tido perdas, tido sofrido, nos esforçado muito para fazermos o nosso melhor possível nesse contexto, temos que reforçar ainda mais o como a nossa comunidade acadêmica – alunos, professores e técnicos administrativos – soube acolher e abraçar a nossa sociedade. Essa sensibilidade, a vontade de estar junto pra diminuir a dor do outro, isso vai perdurar nesse novo normal, nessa retomada”, ressaltou Fátima Raquel.

Confira AQUI a programação completa do Congresso Nacional Uern.