Conferência sobre Paulo Freire e a humanização da educação marca encerramento do II Congresso Nacional Uern

Após 43 horas de programação, reunindo 2.391 inscritos e 101 convidados, o II Congresso Nacional encerrou sua programação na noite de sexta-feira (24), finalizando o ciclo de conferências, oficinas, mostras de vídeos e salas temáticas iniciado no dia 20 de setembro.

Com o tema “(Re)Conexões para a educação do amanhã”, o evento aconteceu de forma virtual e teve o encerramento marcado pela conferência “A dialogicidade como princípio da educação humanizadora de Paulo Freire”, ministrada pela professora Margarete Sampaio, da Universidade Estadual do Ceará (UECE).

A docente abordou uma série de aspectos ligados à obra de Paulo Freire – cujo nascimento completa 100 anos em 2021 –, especialmente em relação às três dimensões principais das reflexões do autor: antropológica, pedagógica e ético-política.

A professora também comentou pontos relevantes para que se proponha e se promova uma reinvenção da educação humanizadora proposta pelo autor, diante das particularidades do tempo atual.

“A educação precisa passar pela compreensão e leitura de como está o sofrimento humano. Não dá pra fazer de conta que as pessoas não estão sofrendo, que a discriminação não está exacerbada, que não vivemos em meio ao negacionismo, que tudo está bem e não tenho nada a ver com isso. A educação precisa associar o sofrimento humano a um projeto de justiça social, que é condição para a construção de um mundo em que seja mais fácil amar”, frisou a professora.

A conferência completa, que foi mediada pelo professor Jean Mac Cole Santos, da Faculdade de Educação (FE), pode ser acessada neste link.

Também no canal da Uern no YouTube estão disponíveis diversas outras conferências e atividades do congresso.